Com cafés espalhados pelos mais diversos pontos do mundo, como Nova Iorque (Estados Unidos), Estocolmo (Suécia), Londres (Inglaterra), Dublin (Irlanda) e Curitiba (Brasil), o Hard Rock Café é um deleite para os apaixonados por rock’n roll e pela comida típica americana.

Mas como o Hard Rock Café veio a se tornar o maior do mundo e como conquistou esse sucesso todo? Para saber, continue a leitura e conheça agora a história do maior café do mundo:

O começo de tudo

O primeiro Hard Rock Café foi inaugurado em 14 de junho de 1971, na cidade de Londres, na Inglaterra. Os fundadores Isaac Tigrett e Peter Morton, 2 americanos apaixonados pelo rock’n roll quiseram criar um lugar único, onde pudessem comer os seus adorados hambúrgueres americanos e, ao mesmo tempo, expor as suas relíquias do rock.

O local escolhido para o que seria apenas o seu 1º restaurante foi uma antiga concessionária da Rolls Royce, localizada numa área de Londres chamada Piccadilly, próximo ao Hyde Park Corner.

Rapidamente, o Hard Rock Café começou a fazer sucesso, atraindo amantes do rock’n roll que buscavam, além da boa música boa, comida de qualidade, ambiente descontraído e preços acessíveis.

A criação da logo

No mesmo ano de lançamento, a logo que conhecemos hoje em dia foi criado. As cores do logotipo, entretanto, originalmente seriam azul, branco e vermelho — mas acabaram percebendo que ficaria “muito estadunidense”.

Quem criou o famoso logo do Hard Rock Café foi o artista Alan Aldridge, mais conhecido pelos seus trabalhos com os Beatles.

O 1º show ao vivo

Em 1973, o Hard Rock Café teve, pela 1ª vez, música ao vivo. Antes disso, a rede que constantemente traz shows ao vivo em suas unidades era desprovida de amplificadores e contava apenas com som ambiente.

Mas, naquele ano, Paul McCartney & Wings se prontificou a fazer o 1º show no Hard Rock Café. A improvisação do artista foi o aquecimento para sua turnê, que aconteceria no mesmo ano, tem todo o Reino Unido.

Hoje em dia, a coisa é bem diferente: os Hard Rocks espalhados pelo mundo abrigam, todos os anos, mais de 15 mil eventos de música!

As camisetas do Hard Rock Café

As famosas camisetas estampadas com a logotipo do Hard Rock Café — que se tornaram um ícone e uma febre entre os adolescentes nos anos 1980 e 1990 — surgiram por acaso.

Em 1974, a unidade de Londres decidiu patrocinar uma equipe local de futebol, e a camiseta do time levava apenas o logotipo do Hard Rock Café. Como foram produzidas muitas camisetas, aquelas que sobraram foram devolvidas para o café, que passou então a presentear os seus clientes.

Essas camisetas se tornaram um enorme sucesso entre a clientela e começaram a aparecer cada vez mais pessoas no café para comprar um modelo. Não demorou muito e os sócios logo viram ali uma grande oportunidade de negócio.

Como a clientela desejava, as camisetas começaram a ser comercializadas no próprio café, e logo foi inaugurada uma pequena loja no lado de fora do restaurante para atender a demanda.

Com a camiseta tendo virado febre na época, o Hard Rock Café passou a vender também outros artigos de lembrança, como os pins que eram uma mania entre os jovens viajantes.

Mais tarde surgiram também as canecas, os casacos e toda a infinidade de produtos que você conhece hoje que levam a estampa da marca.

A coleção das preciosidades

Não levou muito tempo para que o café, ainda na cidade de Londres, passasse a ser frequentado por grandes músicos do Rock.

Depois do show improvisado de Paul McCartney & Wings, o lugar recebeu diversas celebridades da música, como Carole King — que imortalizou o seu amor pelo lugar na música Hard Rock Café, faixa do álbum Simples Things, lançado em 1977.

Rapidamente, itens do rock mundial foram sendo incorporados na coleção do Hard Rock Café. E, conforme a sua coleção foi crescendo, Isaac Tigrett e Peter Morton passaram a receber ofertas de itens pertencentes às lendas do rock inglês e de todo o mundo.

A coleção começou em 1979, quando Eric Clapton — considerado um dos maiores guitarristas da história do rock — doou uma guitarra autografada. Ela foi casualmente pendurada na parede, bem próxima à sua mesa favorita.

A notícia da guitarra doada repercutiu, e algumas semanas depois Pete Towshend, guitarrista da banda inglesa The Who, enviou também uma guitarra, mas com a seguinte nota: “Mine’s better! Love, Pete” (“A minha é melhor! Com amor, Pete”, em português).

O Hard Rock Café veio a se tornar um legítimo museu de artigos do rock quando Tigrett e Morton fizeram uma limpa no leilão da Sotheby’s, em 1980. As preciosidades adquiridas incluíam:

  • os óculos de John Lennon;

  • a jaqueta vermelha usada por Michael Jackson no clipe de Beat It;

  • a guitarra Flying Ⅴ, de Jimi Hendrix;

  • e o vestido de noiva usado por Madonna no clipe Like a Virgin.

Atualmente, a coleção de preciosidades da música feita pelo Hard Rock Café conta com mais de 80 mil itens catalogados, entre eles guitarras e outros instrumentos, fotos autografadas das celebridades, roupas usadas em clipes e turnês mundiais e muito mais.

Esses itens foram adquiridos em leilão, comprados ou doados pelos artistas.

A expansão global

Em 1982, o Hard Rock Café começou a sua expansão pelo mundo todo. Foi inaugurada, nesse mesmo ano, o 1º café em solo americano, em Los Angeles.

Logo em seguida, abriram unidades em San Francisco, Chicago, Nova Iorque, Boston, Dallas, Orlando, Paris, Berlin e mais outras.

O processo de expansão foi acelerado quando o Rank Group adquiriu a marca em 1990, quando se tornou uma das maiores companhias do mundo, com hotéis, parques, arenas próprias para shows — como o Hard Rock Live — e cassinos nas localidades mais exóticas do mundo.

O Hard Rock Café no Brasil

Atualmente, existe apenas uma unidade do café mais famoso do mundo no Brasil. Ela está localizada na cidade de Curitiba, no Paraná.

Havia as unidades de Belo Horizonte, no Shopping AltaVila Center, e a do Rio de Janeiro, no Shopping Città America. No entanto, ambas encerraram as suas atividades.

Entretanto, a unidade do Rio de Janeiro está para reabrir e, ainda em 2017, será inaugurada a unidade nordestina, no Recife.

Graças à sua trajetória, o Hard Rock Café acabou se tornando muito mais do que um café com relíquias do rock penduradas nas paredes: é, na verdade, um templo de adoração ao rock mundial espalhado pelas mais diversas partes do mundo.

Que tal, na sua próxima viagem, conhecer uma unidade do café mais famoso do mundo?

Você gostou deste post? Então compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!