Escalar montanhas, driblar pedras e fazer longas caminhadas são hobbies que estão em alta. No entanto, além de um espírito aventureiro e disposição, um trilheiro precisa usar roupas e equipamentos adequados, a começar pelo calçado que vai acompanhá-lo durante todo o trajeto. Por isso, as botas para trilha tornaram-se a melhor opção para os amantes da natureza.

Sem dúvidas, explorar montanhas, cachoeiras e outros lugares é uma experiência única. Contudo, quando seu calçado não oferece o suporte adequado para aguentar a caminhada, toda a aventura pode acabar antes mesmo do que imagina.

Com isso, escolher a bota certa impede que você tenha “dores de cabeça” ao longo do passeio, além de proporcionar segurança e conforto aos seus pés — requisitos que precisam fazer parte da bagagem de qualquer aventureiro.

Mas como escolher a bota ideal? Para responder essa pergunta e te ajudar a comprar o calçado certo para trilha, selecionamos os principais tipos de botas que existem por aí. Confira!

Tipos de botas para trilha

Caminhadas leves

Para trilhas curtas, em que a caminhada é mais tranquila, recomenda-se usar botas de couro mais leves.

Para esse modelo, é possível encontrar canos baixo, médio e alto, sendo ideais para caminhadas de um dia com mochilas também mais leves.

Trekking

Para as trilhas mais complicadas, onde você encontrará mais pedras e terá de pernoitar, nada melhor do que adquirir botas mais duráveis, fabricadas com couro e resistentes à umidade.

Lembre-se de que o solado é responsável por te proteger das pedras, assim como preservar seu tornozelo de possíveis torções. Afinal, ninguém quer se machucar ao longo da aventura, não é mesmo?

Aproximação

Se você adora viajar para fora do Brasil, a fim de conhecer montanhas e outros picos legais, vai precisar de uma bota ainda mais resistente para aguentar longas caminhadas e o peso extra nas costas.

Não se esqueça de que, acima de tudo, o solado precisa ser bem resistente para aguentar as pedras afiadas e terrenos desiguais e até mesmo perigosos.

Duplas ou de gelo

Gosta de gelo e climas frios? Então, você vai gostar de saber que existem botas perfeitas para essa ocasião.

No entanto, apesar de serem pesadas e resistentes a terrenos ruins e tempestades, essas botas são totalmente impermeáveis, mas podem ser desconfortáveis durante a caminhada no gelo ou outros locais mais agressivos.

Como escolher a melhor bota?

Como vimos, há uma grande variedade de botas disponíveis para compra, mas ainda existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração. Veja a seguir quais são eles!

Saiba a duração da trilha

Comprar uma bota sabendo o tempo de trilha é uma decisão inteligente, já que, como mencionamos acima, existem botas que podem te oferecer conforto e segurança suficientes para um dia, e outros modelos que podem suportar viagens longas, por exemplo.

Verifique o material da bota

Seus pés farão todo o trabalho por você, então nada mais justo do que comprar um calçado que não acabe com eles. Para isso, antes de optar por um design legal ou um bom preço, verifique se ele é de camurça ou couro, sendo essas as opções mais resistentes.

Outro ponto a considerar é seu desempenho, ou seja, essa bota precisa ser impermeável, antiderrapante e oferecer ventilação suficiente para que seus pés não transpirem. Na dúvida, questione o vendedor sobre cada detalhe da fabricação.

Escolha um bom solado

Existem diferentes tipos de solados, e você precisa saber escolher cada um deles de acordo com sua necessidade. Fazer trilhas é uma aventura que exige solados resistentes a qualquer desafio que possa surgir pela frente; então, escolher a bota errada pode significar não completar o passeio até o final.

Nesse caso, alguns solados se dão melhor em solos molhados; já outros, em escaladas em rochas e lama. Antes de escolher a bota, verifique essas funcionalidades.

Compre de acordo com seu tamanho

A princípio, escolher uma bota de acordo com seu tamanho parece ser uma decisão fácil, mas não é. Não basta apenas dizer ao vendedor seu número e finalizar a compra; é importante experimentar os dois calçados antes.

Experimentou? Então, ande pela loja a fim de sentir se os dedos estão comprimidos ou se há espaço a mais. O ideal é que seus dedos se movimentem livremente e você consiga andar com conforto. Porém, jamais compre botas largas, pois podem lesionar seus dedos em poucos passos.

Quer outra dica? Antes de comprar uma bota, faça uma caminhada ou corrida, pois, assim, seus pés estarão mais inchados e próximos à realidade de uma trilha.

Leve em conta o peso da mochila

Você é daqueles que leva a casa toda dentro da mochila? Esse é um fator importante a se considerar antes de comprar sua bota. Além de aguentar o peso do seu corpo, esses calçados também são responsáveis pelo peso da sua mochila, incluindo a barraca, cadeiras e todos os acessórios anexados a ela.

Para pesos mais leves, indicamos uma bota mais flexível; já para trilhas de longos dias que necessitam de carga pesada, escolha sempre uma bota mais resistente.

Tome cuidado, principalmente se for iniciante

Você começou a explorar a natureza recentemente? Então, não estrague essa experiência escolhendo uma bota errada! O primeiro passo é optar por botas mais leves e de cano mais alto. Lembre-se que tudo isso é para sua própria segurança e adaptação!

Como conservar suas botas?

As botas são os acessórios que mais sofrem durante uma trilha, mas, quando bem conservadas, tornam-se amigas inseparáveis dos seus pés nos dias de aventura. Entretanto, para aumentar sua durabilidade, alguns cuidados especiais são necessários. Confira!

Retire a lama

Sua aventura chegou ao fim? Então, nada de abandonar a bota em um canto qualquer. A primeira tarefa a se fazer depois de usá-la é retirar a palmilha e o cadarço e depois toda a lama.

Use um pano úmido

Você costuma deixar as botas de molho na água? Está na hora de mudar seus hábitos, pois esse gesto pode comprometer a vida útil do seu calçado. Nesse caso, a melhor alternativa é usar um pano úmido e escova de cerdas para te ajudar na limpeza.

Deixe secar na sombra e evite lugares úmidos

Ao secar no sol, sua bota pode perder a cor e também a durabilidade, além de ficar totalmente endurecida — prejudicando sua próxima trilha. A melhor atitude é deixá-la secar na sombra e longe de lugares úmidos.

Use impermeabilizantes

Com o tempo, a bota pode perder a eficiência quando o assunto é impermeabilidade. Para evitar isso, use impermeabilizantes em spray ou engraxe também botas de couro.

Gostou de conhecer quais são as melhores botas pra trilha? Então, continue se aventurando nesse aprendizado e saiba mais sobre Botas e tênis para aventura!