A trilha é uma atividade ao ar livre que oferece grande sensação de liberdade, aventura e muitas vistas gratificantes, como rios, quedas d’água e montanhas. No entanto, para se sair bem em uma trilha e não passar por apuros, é preciso estar devidamente preparado e contar com o equipamento certo para o momento. Confira agora 6 acessórios para trilha que são indispensáveis!

1. Mochila

É muito importante que a mochila para ser usada na trilha seja bem escolhida. Ela deve ser confortável e ter o tamanho adequado para que você leve tudo o que precisa e evite ter um passeio desconfortável e que lhe deixe cheio de dores na coluna depois.

Se você pretende realizar uma caminhada de poucas horas, uma mochila pequena dará conta de tudo o que você precisa carregar, mas para uma trilha de vários dias, com acampamento, você precisará de uma mochila cargueira.

2. Vestuário

É preciso optar por roupas confortáveis para trilha, que deixem o corpo transpirar e que ofereçam liberdade de movimentos.

É importante considerar o tecido das roupas na hora de escolher o que vestir para fazer a trilha. Evite camisetas de malha ou de algodão, pois esses tecidos, caso molhem, demoram muito para secar, resfriando o corpo e roubando o calor da pessoa, o que pode ser muito perigoso em regiões e épocas mais frias.

Por isso, recomenda-se o uso de calças ou bermudas de tactel, calças de ginástica ― para as mulheres ― e camisetas dry-fit (como as de corrida e de futebol) que deixam o suor do corpo evaporar e secam mais rápido.

3. Calçados

Para aqueles que estão começando a se aventurar agora nas trilhas, com percursos curtos e em terrenos não muito acidentados, um par de tênis confortável e com solado antiderrapante pode ser suficiente para assegurar o conforto e a segurança do praticante.

No entanto, para aqueles que farão a trilha em terrenos acidentados ou no frio, utilizando uma mochila cargueira, o ideal é optar por um outro tipo de calçado, como botas específicas para trilha, que oferecerão maior estabilidade, aderência e segurança.

4. Boné e protetor solar

Mesmo que o dia esteja nublado e o sol não esteja muito aparente, é essencial passar protetor solar e colocar um boné quando sair para caminhar, pois são dois acessórios para trilha indispensáveis para o seu conforto e segurança.

O protetor solar evitará que você fique com queimaduras do sol e o boné ajudará a proteger a sua cabeça e a sua vista do sol. Então não deixe esses dois itens de lado de jeito nenhum!

4. Anorak ou capa de chuva

Algo de que ninguém está livre ao fazer uma trilha é de ser surpreendido por uma chuva. Por isso, sempre leve em sua mochila ao menos uma capa de chuva.

O anorak, para quem não conhece, é um tipo de jaqueta impermeável com capuz, que é útil não somente contra a chuva, mas também contra o frio. Assim, se a sua trilha for em uma época fria do ano ou durar mais do que algumas horas, inclua um anorak na sua mochila.

5. Cantil

A hidratação é indispensável durante qualquer atividade física, principalmente em um dia de sol. Então não se esqueça de levar a sua água ou outros líquidos que lhe ajudem a se manter hidratado, como as bebidas esportivas e a água de coco.

Leve água o suficiente para que você possa beber ao menos pequenos goles (aproximadamente 200 ml) a cada 40 minutos.

6. Outros acessórios para trilha indispensáveis

Mesmo para uma trilha de curta duração, existem vários itens que são essenciais na sua mochila, como:

  • Lanterna com pilhas de reserva;

  • Sacos de lixo;

  • Papel higiênico;

  • Kit de primeiros socorros;

  • Óculos escuros;

  • Repelente para insetos;

  • Celular para situações de emergência;

  • Lanches.

Usando esses acessórios para trilha que mostramos, sua aventura será muito mais confortável, segura e divertida! Compartilhe as dicas com seus amigos e reúna-os para o próximo passeio!