O slackline é um esporte que nasceu entre os praticantes de escalada e acabou caindo no gosto dos brasileiros. Hoje em dia, podemos observar que a prática do slackline se tornou muito comum em praças, praias e outros lugares comuns. Isso é possível porque o equipamento necessário para praticar slackline é basicamente uma fita elástica de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura.

Essa fita fica esticada entre dois pontos que podem ser duas árvores, por exemplo. Podem ser feitas muitas manobras, umas mais radicais que as outras. Contudo, já é um grande desafio conseguir se equilibrar em cima da fita elástica.

A maioria dos jovens se rendeu a essa prática porque ela mexe com o equilíbrio do corpo e da mente. É preciso que se tenha uma sintonia grande entre os dois para conseguir evoluir no esporte e realizar os movimentos mais difíceis.

Ficou curioso? Continue lendo e confira o conteúdo que separamos para você, que pretende iniciar a prática do slackline!

Benefícios de praticar slackline

Como já citado, esse é um exercício que mexe com o equilíbrio do corpo e da mente, por isso há uma grande melhora da concentração quando há desenvolvimento regular da atividade. Portanto, se você está pensando em começar a praticar slackline, apresentaremos algumas dicas e benefícios. A execução do esporte em si já é uma dica, se você pretende equilibrar o corpo e a mente.

Além do equilíbrio, os praticantes também desenvolvem o tempo entre o reflexo e a reação do corpo, além de, com o tempo, terem os músculos fortalecidos. Outras melhoras podem ser vistas na coordenação motora e resistência física, devido à grande exigência dessa atividade. 

1. Escolha a fita ideal

Esse é o equipamento principal para a prática do esporte, portanto a escolha da fita é importantíssima para garantir a tensão e segurança necessárias, principalmente para os iniciantes. Ela vem acompanhada com um equipamento de suporte que ajuda na fixação no ponto de apoio, que pode ser postes ou árvores, por exemplo.

O equipamento que acompanha a fita pode variar um pouco dependendo da modalidade de slackline escolhida, mas, no básico, a fita é a mesma. 

Além disso, você deve observar se ela está bem fixada e esticada. A fita não pode estar muito folgada, pois isso atrapalha o alcance da tensão adequada.

2. Atente-se aos cuidados que os iniciantes devem ter

Quem está pensando em começar a praticar slackline deve ficar atento a alguns cuidados fundamentais para o sucesso no esporte. Acompanhe:

  • Observe a distribuição do peso do corpo: é isso que vai dar o equilíbrio necessário para começar a andar sobre a fita elástica. O segredo é concentrar toda a sua força no abdômen, pois ele é o centro de equilíbrio do nosso corpo;
  • Preste atenção na postura: a cabeça deve sempre estar reta e você tem de olhar para o final da fita com muita concentração. Coluna ereta é importante para evitar dores após a prática da atividade;
  • Flexione os joelhos: eles não podem ficar retos, porque isso aumenta a pressão sobre a coluna e os membros inferiores. Então, flexione moderadamente os joelhos para que também seja usada a força dos músculos dos membros superiores;
  • Use colchões para amenizar o impacto: quando se começa a praticar slackline, é bom deixar colchões abaixo da fita elástica, pois, inevitavelmente, haverá muitas quedas, e eles diminuirão o impacto e evitarão lesões e machucados;
  • Peça a ajuda de algum amigo: lembre-se de solicitar auxílio, principalmente para conseguir se equilibrar inicialmente. Um amigo pode te ajudar a evitar quedas e subir na fita, por exemplo;
  • Assista a vídeos de profissionais e tutoriais de como começar a praticar slackline: dessa forma, você terá uma ideia do que fazer para atingir um nível mais elevado no esporte.

3. Escolha a modalidade inicial

O slackline possui, basicamente, quatro modalidades mais conhecidas e praticadas. São elas: trickline, highline, longline e waterline.

A trickline é a mais radical das modalidades. É aquela em que estica-se a fita elástica entre dois pontos fixos, e os atletas praticam manobras que podem variar entre pulos e giros, além da possibilidade de se jogarem para cima e se arremessarem sobre a faixa.

Já na highline e na longline, o grande desafio é percorrer distâncias maiores se equilibrando sobre a faixa elástica. Na longline, a altura é menor e não é necessário usar equipamentos de segurança; ao contrário da highline, que é praticada em grandes alturas.

A waterline é praticada esticando-se a fita sobre a água e, por isso, acaba sendo a modalidade mais atrativa e divertida. Muitos começam a praticar slackline por essa modalidade, pelo fato de não cair no chão, mas na água — o que é um grande atrativo. Aqui, não há necessidade de usar equipamentos de segurança, até porque geralmente a fita não é amarrada em grandes alturas.

Além desses conhecidos tipos de slackline, as pessoas têm começado a praticar o que chamamos de yogaline; modalidade na qual o maior desafio é permanecer parado sobre a faixa, imitando as posições do yoga.

É importante que você tenha consciência de que demorará um pouquinho para que consiga realizar as primeiras manobras de verdade. Então, o primeiro passo é aprender a caminhar sobre a fita — isso é o básico.

Não pule essa fase, pois sem ela fica muito mais difícil conseguir aprender os outros movimentos.

4. Use roupas adequadas 

Aqui, o mais importante é estar confortável, com roupas que você se sinta bem. Regatas são indicadas, pois são mais folgadinhas e ajudam no movimento do corpo durante o exercício. 

Os shorts ou bermudas para os homens devem ser também mais folgados, para não prender os movimentos das pernas. Já as mulheres, podem se inspirar em leggings ou calças usadas para malhar.

Neste post, apresentamos algumas dicas e cuidados que são essenciais para você que quer começar a praticar slackline. De tudo o que foi dito, o mais importante é ter persistência e não desistir.

A sua evolução dependerá do tempo que dedica a essa atividade e da vontade de melhorar. Por isso, é tão importante observar as dicas para iniciantes — elas evitarão uma possível frustração inicial.

E aí, gostou do post? Quer ficar por dentro de mais dicas como essa e acompanhar as novidades do streetwear? Então, acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!