Ele não sai da cabeça nem do guarda-roupa masculino, mas nem todos sabem como usar boné da maneira certa. Seja para proteger do sol ou apenas para deixar o visual mais despojado, o boné continua sendo um dos acessórios mais procurados pelos homens.

Usado desde os anos 1960, quando as primeiras bolas de beisebol foram lançadas nos estádios, o boné continuou o seu legado, conquistando gerações até os dias atuais. Conhecido pelo seu estilo esportista, esse polêmico acessório ganhou novas tendências e hoje é utilizado até mesmo em eventos menos casuais.

No entanto, devido à grande variedade de modelos disponíveis, encontrar o boné que mais combina com o seu estilo e com o formato do seu rosto se tornou um grande desafio. Assim, apesar de serem estilosos e despojados, fazer a escolha correta não é moleza.

Para te ajudar a descobrir qual é o melhor modelo para você, selecionamos algumas dicas imperdíveis a seguir. Confira!

Como combinar o boné com o seu tipo de rosto

Antes de mais nada, é legal saber que existe um boné para cada tipo de rosto, então é interessante conhecer o seu perfil antes de enfiar qualquer um na cabeça. No geral, os rostos arredondados ou ovais combinam mais com os bonés de aba reta, já os rostos longos ficam mais charmosos quando os bonés estão com a aba virada para trás.

Se você tem um rosto fino, é melhor aderir ao estilo aba curvada e pode até arriscar virá-lo para trás, se achar melhor. Por outro lado, para os rostos quadrados, recomendamos o boné estilo militar ou com a aba também curvada.

Tipos de boné e como combiná-los com roupas

Tratando-se de bonés, existem uma grande variedade que se encaixa em cada estilo. Dos mais descontraídos aos mais até os formais, opções é que não faltam para você escolher. Basta gravar os nomes e fazer a escolha certa! 

Boné colorido e estampado

Usado principalmente por skatistas, os bonés estampados ganharam as ruas da cidade e hoje podem ser encontrados em diferentes estilos. Contudo, na hora de usá-lo, sempre opte por um vestuário mais neutro, como camisas brancas ou pretas, permitindo que o boné seja a estrela da vez e chame a atenção somente para si.

Boné monocromático

Fabricados com uma única cor, esses bonés são uma grande sensação entre os homens. Eles podem ser encontrados sem estampas ou com detalhes pequenos da própria marca, sendo interessante utilizá-los com cores que contrastam ou com camisas estampadas. Dessa forma, além de elegante e casual, esse boné vai deixar o seu look mais elaborado.

Boné neutro

Sabe aqueles dias que você acorda atrasado e não quer pentear o cabelo? Basta colocar um boné de cor neutra na cabeça para tudo ficar melhor. Esse tipo de boné é mais fácil de encontrar, pois possui variedades de cores e algumas estampas discretas. No geral, são mais fechados e capazes de combinar com vestuários simples, como camisa, regata, bermuda e calça.

Boné snapback

Gosta de usar bonés mais largos ou apertados? Não importa, com esse modelo em mãos você poderá ajustar o tamanho, de acordo com a sua preferência. O regulador disponível na traseira do boné é versátil e prático, por isso o snapback é uma das versões mais utilizadas pelos fãs de boné.

Para quem curte vários estilos, pode usar e abusar do snapback, mas esse clássico se torna mais atraente quando está acompanhado de camiseta e bermuda, deixando o look simples e altamente descolado.

Boné trucker cap

Sem dúvidas, você tem um modelo desse boné em seu guarda-roupas, ainda que não saiba o seu verdadeiro nome. O trucker é uma versão estilosa e, ao contrário dos outros modelos, possui uma telinha atrás, o que possibilita ao próprio couro cabeludo dar aquela respirada.

Ideal para os dias quentes, esse boné é legal para pegar aquela praia ou fazer uma aventura pela natureza.

Boné strapback

Como dá para perceber, ajustar o boné é importante, por isso, se você não curte ajustadores de plástico, pode apostar as suas fichas no strapback. A grande diferença é que ele pode ser regulado por meio de uma fivela de metal mais discreta. As cores podem variar, então é bom caprichar na roupa e nos acessórios.

Boné de aba reta

Popular entre os rappers, o boné de aba reta se tornou o novo queridinho entre o público masculino. Se tiver uma jaqueta de couro ou um jeans legal, lembre-se que esse boné é a peça que está procurando para deixar o seu vestuário ainda mais descolado.

Boné de aba curva

Esse boné veio nos mostrar que proteção não é a única funcionalidade da aba curva, já que ele empresta um charme extra a qualquer pessoa. Se você pratica esportes ou adora frequentar praias e clubes, não se esqueça de colocar o seu boné de aba curva e aproveitar o dia com estilo e proteção.

Qual é o melhor método para higienizar um boné?

Manter o boné limpo parece ser uma tarefa simples, mas exige alguns cuidados especiais. Assim como as roupas, os bonés também necessitam de limpeza diária — caso contrário, ficarão com aparência e odor desagradáveis.

Por isso, a melhor maneira de higienizar um boné é limpá-lo sempre com um pano de algodão molhado e sabão neutro. No entanto, para não retirar a cor e danificar o acessório, utilize um pano da mesma cor que o boné.

Para o secar, evite aparelhos como lavadoras, e sempre o seque em sua própria cabeça, com a ajuda de um secador.

Como evitar que o uso do boné ocasione caspas?

Usar bonés não causa caspas, apesar de muitas pessoas acharem exatamente o contrário. Claro que, se você não tira o boné da cabeça, é provável que tenha problemas relacionados a isso, mas tudo será causado pelo uso indevido do acessório.

Acima de tudo, o couro cabeludo precisa respirar, e caso você use o boné de forma excessiva. terá grandes chances de agravar as caspas, já que toda a cabeça ficará quente e úmida, fatores perfeitos para a proliferação de fungos.

Agora que você sabe mais sobre os bonés e como usá-los, pode escolher os modelos que mais combinam com o seu estilo. Não sabe onde encontrá-los? Então acesse o site da Loja Capixaba e descubra os modelos mais bacanas para você!