Falta bem pouco para mais um ano começar, e junto com esse momento dá uma vontade de renovar o guarda-roupa, não é mesmo? Para ajudar você a encontrar as peças queridinhas para o ano que se inicia, reunimos aqui algumas tendências da moda streetwear para 2017.

As semanas de moda de 2016 já mostraram tudo o que as pessoas que adoram esse estilo, e não dispensam estar na moda, vão vestir. Do streetwear mais pé no chão, e possível, às coleções mais sofisticadas, fica mais fácil saber qual tendência seguir e desfilar por aí.   

Dá só uma olhada no que separamos aqui, tanto na moda feminina quanto na masculina, e vá planejando quais sugestões você incluirá no seu dia a dia.

As tão queridas listras

Você pode estar imaginando: mas que novidade há nessa tendência? Sim, já faz tempo que as listras invadiram nosso guarda-roupa, mas agora elas vêm de um jeito diferente.

Reinterpretações — como listras isoladas, assimétricas, na diagonal ou recortadas — vão dar um toque completamente novo ao seu look. Na semana de moda de Paris, elas reinaram!

Estampas, muitas estampas

De micro a macro, elas vêm tanto nas camisetas quanto nas calças. A fauna e a flora brasileira, com toda a pegada tropical, aparecem em formas florais e de frutas. Mas não só isso: outros destinos, como Caribe e Jamaica, também servem como inspiração para estampas vibrantes e que vão fazer a diferença no seu guarda-roupa.

As estampas com efeito gráfica também são marca registrada do estilo streetwear de 2017. Nas semanas de moda, as marcas abusaram de efeitos óticos, com faixas ou círculos, e criaram peças muito originais que servem como inspiração para você acertar no look

Mangas super longas

O chamado “efeito vetement” estará com tudo! As mangas bem compridas já viraram febre em marcas como Michael Kors e Proenza Schouler e prometem ser cada vez mais vistas nas ruas em 2017.

Os shapes quadrados na parte de cima são marca registrada desse estilo, mas também há espaço para quem prefira uma silhueta menos oversized e mais grudada ao corpo. Aposte na alfaiataria para fazer bonito!

Um novo decote 

Enquanto 2016 foi o ano do decote “ciganinha”, dando o ar mais gipsy às roupas, 2017 será marcado por uma nova roupagem: o decote deslocado, propositalmente criado para dar uma cara de peça fora do lugar.

Uma novidade displicente e super charmosa, principalmente se você escolher vestir modelagens mais sofisticadas. 

Abrigo esportivo

Eles saíram dos looks de caminhada para vestir com elegância e descontração a moda de 2017. A dupla tão conhecida dos anos 90 — a calça de moletom e o casaco com punho de elástico e zíper — agora aparece com recortes, materiais e estampas diferentes.

Até quem sempre olhou torto para esse estilo vai se surpreender com a forma como ele ganhou personalidade e irreverência. E você? Gostou?

Blazer xadrez

Precisa usar um traje mais formal, mas não quer sair do estilo em 2017? Então, vá de blazer xadrez, uma tendência para o novo ano.

Essa peça não é nada óbvia e pode ser usada de diversas maneiras: com calça ou, até mesmo, bermuda. Se for lisa, melhor. Aliás, é importante sempre ter bom senso na hora de combinar as estampas.

Por isso, o mais seguro é usar uma peça estampada com uma lisa. Anote a dica para não errar a mão quando for se vestir! 

Sandálias para eles

O verão será marcado por muita sandália para calçar os pés masculinos. Da versão mais luxuosa da Rider (quem diria, hein?), com modelos de tiras grossas e afiveladas no tornozelo, aos modelos com o estilo dos calçados da Fendi, que misturam o formato do sapato com a versatilidade da sandália.

Qualquer que for a sua escolha, seus pés vão agradecer por esse jeito de se refrescar nos dias mais quentes.

Sandálias com salto plataforma para elas

Das mais baixinhas às mais altas, o que vai predominar em 2017 serão as platforms, anabelas e meia-pata. Com solado de borracha, liso ou tratorado, as sandálias vão ter uma só cor ou um mix de cores e materiais.

Ideal para você andar com estilo e muito confortável, do trabalho ao happy hour.

Streetwear de luxo

Uma tendência bem forte para o novo ano é o streetwear de luxo, que ganha roupagem luxuosa, acabamentos e interpretações completamente novas. Os bordados e trabalhos artesanais mais sofisticados também fazem parte dessa tendência, como a marca Valentino — que tanto está apostando nessa sua nova fase.

Os hoodies e calças oversized e as camisetas cropped, com frases de efeito inteligentes e sofisticadas, são verdadeiros sonhos de consumo para o próximo ano. Custam caro, mas provam que a identidade das ruas ganha até os mais exigentes.

Bolsas com alças de corrente

Com couro verdadeiro ou sintético, tecidos planos ou camurça, as bolsas levam alças de corrente prateadas ou douradas. Inclusive, muitas marcas apostam em mesclar metais dourados e prateados para não seguir uma aparência tão certinha.

Um acessório como esse deixa qualquer look muito mais interessante e descolado.

Canelas de fora

Os homens europeus já usam calças um pouco mais curtas há tempos. Afinal, de estilo eles entendem! As calças com comprimento menor, deixando a canela à mostra, estarão com tudo em 2017. Inclusive, é uma ótima opção para aqueles que preferem usar calça até quando as temperaturas estiverem mais altas.

Quer entrar no estilo sem precisar buscar uma nova calça? Não, você não precisa compras calças mais curtas para entrar nessa. É só dobrar um pouco as barras de calças skinny, que são mais coladas no corpo, que você já tem em casa e pronto. Uma boa dica é testar, antes de qualquer coisa, para ver se você curte o estilo.

Olha quanta inspiração para começar o ano muito bem e na moda! O bom é que tem ideia para todos os gostos, estilos e bolsos. É só escolher!

Decidiu qual dessas tendências da moda streetwear você vai adotar no próximo ano? Conte pra gente nos comentários e inspire outros leitores a entrarem nessa também.