O boxe é um esporte de combate, praticado há muitos anos. Ele faz parte dos jogos olímpicos desde as Olimpíadas da Antiguidade, ocorridas em Olímpia, na Grécia. Nele, dois atletas lutam entre si, e os golpes podem ser desferidos somente com os punhos, que são acionados tanto na defesa como no ataque.

Com o passar dos anos, o boxe se tornou, além de um esporte olímpico muito respeitado, uma prática esportiva recreativa. Muitos professores mudaram a dinâmica das suas aulas para atrair novos alunos que estão buscando aprender a lutar e se defender e manter a saúde e o corpo em forma.

Neste post, mostraremos quais são os equipamentos indispensáveis para quem vai começar a praticar boxe. Confere aí!

Luvas de boxe

O primeiro passo é comprar as luvas. Ao escolher o par, é necessário prestar atenção no tamanho e tipo de material. O tamanho da luva é medido por seu peso em onças (Oz) – uma antiga medida de massa anglo-saxônica –, que é definido de acordo com o peso do seu corpo (em kg). Por isso, ao comprar a luva, preste atenção à numeração que aparece na descrição. Para facilitar, segue a relação peso da luxa x peso corporal:

  • 6 Oz: 45 kg ou menos

  • 8 Oz: de 45 kg a 65 kg

  • 10 Oz: de 65 kg a 78 kg

  • 12 Oz: de 79 kg a 90 kg

  • 16 Oz: 90 kg ou mais

Depois de escolher o tamanho correto, é hora de encontrar o modelo ideal. Entre eles, é possível escolher entre luvas profissionais, de treinamento, bate-saco ou sparring.

1. Luvas profissionais

Muitos atletas iniciantes acham que ao comprar uma luva profissional estarão contribuindo para desenvolver melhor o seu boxe. Contudo, essa informação não é verdadeira.

As luvas profissionais são menores do que as do dia a dia, justamente porque são desenvolvidas para o golpe sair mais forte no oponente. Por esse motivo, elas não são recomendadas para atletas iniciantes. Considere comprá-las somente para uso em competições.

2. Luvas de treinamento

Este modelo é desenvolvido tanto para treinamentos entre atletas quanto para treinamentos individuais em objetos imóveis. Porém, alguns modelos da luva de treinamento não são ideais para o sparring ou para bater em objetos imóveis. O que ocorre é que, muitas vezes, este tipo de luva, por atender aos dois tipos de treino, acaba não sendo especializada em nenhum.

Por exemplo, uma luva de treinamento pode não possuir um acolchoamento ideal para o sparring, ou, caso possua, talvez não seja grossa o suficiente para bater em sacos ou objetos imóveis. É difícil atender aos dois objetivos ao mesmo tempo.

Caso você seja iniciante e não saiba como será o seu treinamento, se vai focar mais em sparring ou em treino com outro parceiro, este é o modelo ideal. Com certeza, esta luva vai atender bem a esse tipo de caso.

3. Luvas bate-sacos

As luvas  bate-sacos, desenvolvidas para bater em sacos de pancadas ou objetos imóveis, possuem mais estofamento e proteção frontal. Elas protegem as juntas e as mãos do atleta, amortecendo o impacto mais forte por intermédio do seu material reforçado.

Caso o seu treinamento seja mais individualizado e você utilize objetos como o saco de pancada, a pera ou o teto-solo, esta é uma ótima opção.

4. Luvas de sparring

As luvas de sparring são as mais completas e mais utilizadas. Seu modelo se assemelha à luva de competição, porém, em um formato maior, acolchoada e com peso bem distribuído e equilibrado.

Desenvolvida para proteger o atleta e seu adversário, é a opção perfeita para treinamentos semanais entre duas pessoas.

Ataduras ou bandagens

Essenciais e indispensáveis. As ataduras têm o papel importantíssimo de proteger a mão, o punho e a pele das batidas e pancadas. Antes de qualquer treinamento, seja com parceiro ou individual em sacos de pancadas ou outros objetos, é essencial colocar a atadura.

Existem muitas formas de enrolar a bandagem, mas a mais comum é entrelaçando todos os dedos, protegendo as juntas, ossos e articulações.

Nunca se esqueça de proteger as suas mãos com ataduras, pois é provável que você sofra com os machucados, os quais custam a sarar, devido ao treinamento contínuo.

Algumas pessoas simplesmente compram ataduras em farmácias, no entanto, é altamente recomendável investir em uma bandagem elástica profissional, voltada especialmente para a prática de boxe e artes marciais. Ela pode ter entre 2 e 4 metros de comprimento e 4 centímetros de largura.

Além de durar mais, a bandagem desenvolvida para boxe trará maior proteção e flexibilidade para sua mão.

Protetor bucal

Ao contrário do que muitos iniciantes no boxe pensam, o protetor bucal não é desenvolvido essencialmente para a proteção da boca e dos dentes. Apesar de esta ser a função principal, ele protege ainda o corpo de lesões na mandíbula, queixo e na coluna cervical.

Atenção! Jamais compartilhe um protetor bucal. Muitas vezes, as pessoas costumam ter sangramentos diretamente nos protetores, e não seria legal correr o risco de contrair alguma doença, não é mesmo?

Protetor para a cabeça

Se você iniciou no boxe e o seu treinamento consiste em sua maior parte em sparring, considere comprar um protetor de cabeça. Compartilhar esse tipo de protetor não é nada agradável, pois as chances de você pegar um equipamento todo suado são grandes.

Além disso, se não tiver o seu, você terá que ajustar ele constantemente, e dependendo do tamanho, não ficará confortável na sua cabeça.

Equipamentos para treinamento

Caso não vá treinar boxe em uma academia ou com algum professor que tenha todos os materiais necessários, você terá que comprar, além dos itens de uso pessoal, os acessórios para desenvolver o treinamento.

Nesse caso, coloque na lista um saco de pancadas, corda, teto-solo e pera, que são os principais itens utilizados em um treinamento de boxe.

O boxe é um esporte competitivo. Muitos iniciantes demoram a investir em equipamentos, com receio de que não gostem do esporte ou que desistam rapidamente. Contudo, começar no boxe já com os equipamentos certos torna tudo mais fácil.

Com certeza o atleta que tiver sua própria luva, por exemplo, se sentirá mais confortável e não precisará se adaptar sempre que pegar uma luva diferente. Se você preferir, é possível comprar todos os equipamentos juntos, na forma de um kit para boxe.

Para continuar evoluindo no seu treinamento, assine a nossa newsletter e receba muitas dicas, notícias e novidades sobre o mundo do boxe.