Um bom skatista está sempre focado em desenvolver suas habilidades, aprender novas técnicas e realizar manobras cada vez mais ousadas.

Afinal, nada melhor do que a sensação de liberdade que se tem sobre a prancha de quatro rodas, não é verdade?

Mas, para isso, é fundamental não abrir mãos dos acessórios, como luvas, capacete e cotoveleiras, e, principalmente, do modelo correto de tênis para skate.

Esses detalhes, por mais simples que sejam, garantem a qualidade do seu treino e a sua integridade física. Por essa razão, reunimos os 5 passos essenciais para você não errar na hora de escolher o seu calçado. Confira!

1. Não abra mão do amortecimento

É muito comum ouvir comentários a respeito do amortecimento e como ele é importante para a proteção e saúde dos nossos pés.

Contudo, muitas pessoas insistem em enquadrá-lo como uma necessidade apenas para quem faz exercícios de performance ou realiza corridas, por exemplo. E esse é o tipo de equívoco que você não pode cometer.

Isso porque, ao fazer manobras, descer rampas e realizar saltos você, também estará aplicando o peso do seu corpo sobre suas articulações inferiores e também sofrerá o impacto de agentes externos, especialmente no calcanhar e na sola do pé.

E quando isso acontece, o seu desempenho é comprometido. Sem mencionar, é claro, que você fica mais suscetível a distensões musculares nas pernas e até lesões na coluna, devido à pressão exercida na hora de ganhar propulsão.

Portanto, sim, você também precisará de um tênis para skate com sistema de amortecimento. Com um modelo que se enquadre nessa categoria, você garantirá uma transição mais suave entre as pisadas e um maior equilíbrio na hora de mudar as posições e realizar movimentos.

2. Fique atento ao tipo de tecido

Outro passo importante para optar pelo melhor tênis para skate é analisar os tipos de tecidos. E não se trata apenas de checar qual tem a melhor aparência, viu?

O motivo principal aqui é evitar que ocorram eventuais arranhões, machucados e ralados enquanto você treina novas aterrissagens ou vai de encontro a alguma plataforma.

Em casos assim, a regra é bem simples: quanto mais resistente o material, mais seguro e protegido você estará.

Outro ponto importante é que o tecido influencia em quão respirável o calçado é, o que é fundamental para facilitar a transpiração dos seus pés, evitar maus odores e prolongar sua conservação. Abaixo, listamos os 3 principais tipos:

  • Lona: usado com frequência na confecção de outros produtos, como mochilas e cintos, é um dos materiais em alta no momento devido a sua resistência, leveza e impermeabilização.

  • Camurça: caracterizada pela superfície felpuda, a camurça é um material bem maleável e leve e bastante usado também em aplicações internas de tênis, para proporcionar um maior conforto ao skatista.

  • Couro: valorizado na fabricação de muitas peças, seja ele legítimo ou sintético, o couro oferece resistência, impermeabilização e boa durabilidade para os calçados.

3. Opte pelo solado de acordo com as manobras

Mais um detalhe que não pode faltar é o tipo de solado do tênis, pois ele será o único responsável por impedir o atrito entre seus pés e o chão.

Justamente por isso, ele deve ser mais resistente do que o de modelos comuns, já que vai estar em constante processo de desgaste, devido aos impactos sofridos. Mas isso não é tudo.

Ele também deve ser pensado de acordo com o tipo de manobra que você costuma realizar. Por exemplo, se você tem uma predileção por praticar disaster, aéreo, rock and roll, rock to fakie, entre outros similares, o ideal é que você use solas montadas.

Elas são as que mais harmonizam com movimentos aéreos, por serem mais espessas e oferecerem uma proteção extra aos seus calcanhares e tornozelos durante a aterrissagem.

Mas, se você for mais chegado a movimentos terrestres, como o grind, ollie e o slide, a melhor opção é a sola vulcanizada, que garante uma maior flexibilidade e aderência à pisada. Dessa forma, sua estabilidade é preservada durante as passadas.

4. Certifique-se da durabilidade

Além das etapas anteriores, há um passo indispensável para a escolha do tênis para skate: a durabilidade dele.

Afinal, de nada adianta investir em um modelo que tenha uma vibe maneira e que certamente vai chamar a atenção da galera, mas que em pouco tempo se desgaste, deixando você na mão quando mais precisar dele — ou pior: lhe causando danos físicos.

Lembre-se de que ele não deve se resumir apenas ao apelo estético, pelo contrário. Além dessa característica, ele deve oferecer funcionalidade, praticidade e benefícios durante a prática de novas manobras. Por isso, analise dois pontos muito importantes: as costuras e os adereços.

Embora a grande maioria das pessoas desconheça essa informação, as costuras influenciam (e muito) a qualidade do tênis. Isso acontece porque, com o impacto da lixa do skate nelas, o seu desgaste é acelerado, especialmente quando há uma quantidade elevada dela na parte superior do calçado. Ou seja, quanto mais for usado, maiores serão as chances de o tênis rasgar e abrir repentinamente.

O correto é que haja menos costuras, porém com reforço e centradas nas laterais, já que são elas as áreas mais exigidas sobre a prancha de quatro rodas.

Além disso, o excesso de adereços no calçado pode deixá-lo menos confortável e acabar comprimindo e machucando seus dedos, ocasionando calos e até unhas encravadas.

5. Escolha um tênis para skate que tenha a sua cara

Por fim, mas não menos importante, escolha um tênis que reforce a sua personalidade e bom gosto. Até porque ele será usado não apenas com o skate, mas também em outras ocasiões, como um encontro com os amigos ou um passeio com a namorada, não é mesmo?

Por isso, deve atender a todos os requisitos que favoreçam as duas situações. Isto é, facilitar a prática e o aperfeiçoamento de novas modalidades do esporte com segurança e conforto e deixar você com muito estilo!

Além disso, ele deve ter o design, cor e formato que tenham uma pegada mais urbana e que complementem sem dificuldades looks com referências ao estilo streetwear para o seu dia a dia.

Anotou todos os passos para escolher o tênis para skate ideal para sua rotina de treinos? Então, agora que você já sabe o que é indispensável analisar antes de chegar a uma decisão, não há mais motivos ou desculpas para optar por um modelo que não valha a pena!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir agora a nossa linha de calçados e escolher um para fazer as melhores manobras sobre seu skate!