“The original since 1966.” Já sabe do que estamos falando, não? Sim, esse é o slogan da Vans, uma marca de tênis que não só é uma das melhores, como também uma das mais originais. Afinal, eles são expoentes da cultura jovem há mais de 50 anos e pode ter certeza: vão continuar sendo por muito mais tempo.

Quando surgiram, seus calçados ganharam rapidamente os pés dos skatistas, e foi entre eles que marca passou a ser tão conhecida. Assim, foi no meio desse nicho que a marca percebeu seu potencial e investiu pesado na moda skater.

Ao longo dos anos, a Vans também ganhou espaço no meio do surf e do snowboard, com novas linhas de tênis, e também, de roupas e acessórios.

Entretanto, os itens da marca não se restringem aos esportes. Seus sapatos se tornaram peças fashion para qualquer look que se inspira no streetwear ou na tendência rocker. Com tamanha versatilidade, não é à toa que eles fazem par perfeito com qualquer look, certo?

Se você curte a Vans, continue a leitura e descubra porque a marca de tênis é presença garantida no guarda-roupa dos manos!

Como a Vans surgiu e se tornou um ícone?

Em 16 de março de 1966, na cidade californiana de Anaheim, a Vans foi lançada pelos irmãos Paul e Jim Van Doren e mais dois sócios: Gordon Lee e Serge Delia. Ela ainda não era conhecida pelo seu nome atual, mas por Van Doren Rubber Company.

Seu destaque estava em sua produção quase artesanal. Os tênis eram vendidos e fabricados na mesma loja, o que garantia um produto de qualidade e próximo do cliente. Para se ter uma ideia, no dia em que a marca foi lançada, somente 12 pares foram vendidos.

Os primeiros modelos foram os Deck Shoes ou Vans #44, conhecidos como os Vans Authentic, muito populares até hoje.

Vans e a cultura do skate

Os tênis se tornaram presentes nas pistas de skate, devido à grossa sola de borracha vulcanizada, que garantia maior aderência para as manobras e se desgastavam bem menos do que os sapatos de sola fina de até então.

Em meio à cultura skate, a marca viu que ali estava a sua grande oportunidade no mercado. Eles foram super bem recebidos e ganharam o apelido de Vans entre os praticantes, que se tornou seu nome oficial.

Por isso, em plena década de 70, ela investiu em novos modelos que apostam no conforto e durabilidade dos tênis, e de quebra melhoram o desempenho no esporte. Entre eles, estão os Vans Era, os Slip Ons e o Old Skool, que sempre ganham novas edições.

Popularização e novos adeptos

Com o tempo, eles não se enquadravam mais somente como tênis de skatista. Os adeptos do surfwear e o pessoal da bike também usavam os tênis da marca. Já nos anos 80, passaram a compor looks da cena punk rock e hard rock.

Um dos grandes responsáveis pela popularização da Vans, inclusive, foi Sean Penn, que interpretou Jeff Spicoli no clássico filme Fast Times at Ridgemont High, de 1982. Nele, o ator utiliza os slip ons quadriculados em um papel hilário, que fez sucesso na época e vale a pena conferir.

A volta por cima da marca de tênis após a quase falência

Apesar do sucesso entre os esportes alternativos, a Vans apostou em algumas linhas esportivas mais gerais, na tentativa de bater de frente com outras gigantes, como a Adidas e a Nike.

O investimento não gerou o retorno esperado e trouxe uma série de dívidas para a marca, que quase faliu em 1984. A partir de então, ela entrou em Chapter 11, um processo que prevê alguns procedimentos para garantir a reestruturação financeira de empresas à beira da falência. 

A solução foi condicionada ao retorno do antigo co-fundador Paul Van Doren à presidência. Após isso, em três anos, a Vans conseguiu pagar os 12 milhões de dólares obtidos por meio dos empréstimos.

Aumento da diversidade de produtos fabricados

Com a volta às origens, deu para perceber que o melhor caminho era seguir com o que a fez crescer: os esportes de nicho. Assim, a marca desenvolveu uma linha completa de acessórios para skate e surf, como roupas e mochilas no estilo, e também snowboarding.

Ou seja, a empresa aumentou exponencialmente e seus produtos se tornaram uma grande tendência universal entre os jovens.

Desde o fim da década de 90, a Vans não representa somente uma fonte de produtos legais, mas todo um lifestyle “Off the Wall”. Esse é um de seus slogans mais famosos, que significa “fora da parede”, consagrando todo o espírito radical da marca.

Investimento em outros meios

Para garantir mais força na cultura jovem, a Vans investe também em outros meios, como o cinema, festivais de esporte e música, e espaços culturais.

Entre seus investimentos mais maneiros, se encontram a parceria com os Simpsons, que quebraram recordes de vendas, e com os membros do Metallica, em que cada um deles criou alguns modelos.

Já entre os festivais, o mais conhecido é a Vans Warped Tour, que conta com artistas, atletas e envolve música, skate, cinema e tudo o que a marca cria em seu universo.

No cinema, ela chegou a produzir alguns documentários sobre o skate e o surf. O longa Dogtown and Z-Boys, de 2001, trata sobre os skatistas nos anos 70 e chegou a ser narrado por Sean Penn, tamanha sua influência para a marca.

Renovação constante na moda

Além disso, a Vans não deixa de se renovar na moda, com colaborações mais do que especiais com artistas e designers, como Marc Jacobs. Outro destaque que aposta em sua origem artesanal, são os tênis customizados, onde o cliente pode escolher como será o seu Vans.

Em 2012, eles alcançaram o faturamento de 1 bilhão de dólares em vendas anuais. Com tanta consideração pela galera que curte esportes alternativos, não é nenhuma surpresa que a marca tenha ganho o coração dos mano, certo?

Os modelos de tênis que fizeram o legado

Vans Authentic

Direto de 1966, os Vans Authentic foram os primeiros tênis produzidos pela marca. Eles tinham o nome de Deck Shoes e depois de Vans#44.

Somente depois passaram a ter o nome atual, tamanho seu legado e autenticidade, com diversos modelos monocromáticos e estampados.

Vans Era

Criados em 1976, eles contaram com a participação dos skatistas Tony Alva e Stacy Peralta em sua concepção. Assim, surgiu o primeiro tênis pensado especificamente para o skate.

Seu primeiro nome foi Vans#95, mas hoje se chamam Vans Era. Eles possuem diversas variações, especialmente os bicolores com cores ultra impactantes.

Old Skool

Um dos modelos mais descolados atualmente, os Old Skools surgiram em 1977 e trazem toda a vibe vintage consigo.

Ele era o Vans#36, cujo destaque foi trazer a listra lateral nos tênis, chamada de Jazz Stripe. Os Old Skool ficam ótimos com qualquer combinação, por isso os mais populares são os pretos com listra branca.

Slip On

Os tênis Slip On, por sua vez, primeiramente Vans#98, dominaram o mercado e hoje quase todas as marcas tem variações deles, como a Converse. Por isso, vale a pena adotar os modelos mais personalizados possíveis.

Esse modelo é aquele tipo de tênis que é só enfiar os pés para calçar, nos quais os cadarços são substituídos por elásticos para garantir aderência e conforto.

Eles ganharam visibilidade com os ciclistas de BMX e como falamos há pouco, foram imortalizados por Sean Penn no sucesso Fast Times at Ridgemont High, de 1982.

Sk8-Hi

Depois de todos esses tênis que se tornaram um legado para os tênis de skatista, surgiu o Style#38, o primeiro que possuía cano alto, protegendo assim, as canelas dos skatistas.

Lançados em 1978, eles se parecem com os modelos de cadarço, mas com o cano maior. Com a tendência streetwear, diversos rappers e pessoas que apostam em um estilo mais urbano estão com eles nos pés.

Agora, você já sabe o que os Vans representam e porque a marca de tênis é perfeita para quem curte skate, surf, snowboard, ou só mesmo um look street. Se você curtiu nosso post, não deixe de conferir também nossos tênis da marca no site da loja!