A marca New Balance traz modelos com um visual simples e despojado que tem conquistado cada vez mais os jovens e adultos do mundo inteiro. Steve Jobs, o criador da famosíssima Apple, utilizou tanto o modelo 991 que este se tornou quase que parte de seu uniforme de trabalho.

Além dele, muitos atletas também desfilam os modelos da New Balance em seus pés por aí, mas não para endossar os produtos da marca — ela é contra tal prática —, e sim porque o querem, simplesmente.

Quer conhecer mais sobre essa marca que está ganhando cada vez mais popularidade e se tornou a febre do momento? Então continue a sua leitura e conheça agora mesmo a história da New Balance!

O início

Em 1906, na cidade de Boston, no estado americano de Massachusetts, nascia uma marca que um dia conquistaria os pés de pessoas do mundo todo: a New Balance Arch Support Company. Inicialmente, William J. Riley, um jovem inglês de 33 anos, deu início a marca com uma empresa que fabricava palmilhas ortopédicas e outros acessórios para dar maior conforto aos pés das pessoas naquela época.

Seu primeiro produto foi uma palmilha flexível que possuía três pontos de suporte e dava maior conforto aos sapatos e mais equilíbrio para quem os calçava. Segundo conta a lenda, Riley obteve a inspiração para criar esse tipo de palmilha após observar os pés de uma galinha e deduzir que aquelas três garrar que a ave possui em seus pés lhe proporcionavam um equilíbrio perfeito.

Passados muitos anos, depois de sobreviver à crise econômica que assolou os Estados Unidos e grande parte do mundo nos anos 30, Riley decidiu que era hora de dar uma diversificada em seus negócios. Em 1934, firmou uma parceria com Arthur Hall, seu melhor revendedor, e passou a vender seus primeiros calçados New Balance criados especialmente para aquelas pessoas que passavam muitas horas do seu dia em pé, como policiais, garçons e bombeiros.

Com o passar do tempo, a marca foi ganhando cada vez mais reconhecimento quanto ao enorme conforto de seus calçados e começou a receber encomendas de atletas para a confecção de tênis que se moldassem perfeitamente aos seus pés. Foi quando a New Balance, em 1938, passou a fabricar tênis sob medida para todos os tipos de pés. O primeiro tênis de corrida criado pela marca ficou conhecido como “Boston Brown Bag Harries”, desenvolvido para o clube de corrida da cidade.

O sucesso do modelo foi tamanho que logo os atletas de outras modalidades esportivas estavam interessados nos modelos da New Balance. Em 1941, a marca já estava criando modelos não só para as equipes de corrida, mas também para as equipes de beisebol, basquete, tênis e boxe.

O sucesso mundial

Em 1961, a história da marca começou a mudar quando ela lançou o Trackster, um modelo com a sola ondulada e diversas opções de largura, vindo logo a se tornar o tênis de corrida mais solicitado pelos técnicos de atletismo das faculdades americanas. Esse foi o primeiro modelo de tênis desenvolvido especialmente para corrida, com uma tecnologia criada para minimizar os impactos e evitar assim as lesões causadas pelo esporte.

O atletismo ganhou um grande destaque na década de 70, o que serviu como um forte impulso para o crescimento de todas as marcas de calçados esportivos da época. O mesmo valeu para a New Balance, quando o empreendedor Jim Davis, novo dono da marca, viu uma oportunidade para levar a marca ao topo das marcas de calçados esportivos. Foi inclusive graças a todo o esforço da marca New Balance para chegar ao topo das marcas que a cidade de Boston e região se tornaram um centro do esporte naquela época.

Poucos anos depois, em 1975, a New Balance lançou o NB 320, o seu segundo modelo. Este veio a se tornar a base estética dos tênis que a marca produz até os dias atuais. Logo após seu lançamento, o NB 320 passou a calçar os pés de Tom Fleming, ninguém menos que o vencedor da famosa maratona de Boston daquele ano. Isso rendeu ao modelo o primeiro lugar no ranking mundial dos melhores calçados para corredores, abrindo espaço para todo o crescimento que a marca teve a partir de então.

A partir dali, a marca desenvolveu diversos outros modelos, como os femininos e os direcionados para a prática de esportes ao ar livre (outdoor), conquistando os pés de pessoas do mundo todo!

Algumas curiosidades

No decorrer do tempo, com seu estilo único e valores tão próprios, a marca acabou levantando algumas curiosidades, como o seu sistema de numeração.

Sabe aqueles números que aparecem no nome do modelo dos tênis da New Balance (NB 373, por exemplo)? Eles servem para indicar a performance, tecnologia e versão do modelo. Quanto maiores os primeiros dígitos, maior é a tecnologia e a performance daquele modelo. Os números seguintes, por sua vez, se referem à versão do modelo. Um exemplo disso é o NB 996 que possui a sola com o maior suporte (99).

Outra curiosidade sobre a marca é o seu enorme comprometimento com suas tradições. Até os dias de hoje, a New Balance se mantem firme no estilo em que começou lá nos anos 60, mantendo a aparência e principalmente o conforto de seus calçados ano após ano, respeitando suas origens.

A filosofia da New Balance vai contra tudo o que vemos hoje em dia no que se refere a estratégias de mercado. A marca vai contra investir rios de dinheiro em campanhas de publicidade ou patrocinar alguém para usar seus modelos: ela prefere investir seu capital em pesquisas, em design e em fabricação, assegurando sempre a qualidade e o conforto de seus produtos.

Graças a essa política de aperfeiçoamento, os tênis da marca podem ser vistos tanto nos pés de celebridades dos esportes como por pessoas comuns no seu cotidiano, simplesmente porque gostam dos modelos da marca.

Ainda nos dias de hoje, a maior preocupação da marca é em oferecer conforto aos pés de quem calça os seus calçados, como foi desde o início com as palmilhas e outros acessórios ortopédicos. Ao longo de sua existência, foram criados vários tênis considerados como os mais confortáveis do mundo.

Ou seja, além de ser um modelo que está super em alta e é a febre do momento, o New Balance ainda cuida muito bem dos pés de quem o calça! Que tal conferir alguns modelos e encontrar aquele NB perfeito para você? Veja e escolha o seu!