Geralmente, quem entra em alguma profissão ou esporte possui uma referência. No skate não seria diferente, não é mesmo? Procuramos assistir manobras e imitar movimentos dos skatistas. Compramos produtos relacionados a eles e até brincamos ao dizer que somos um grande ícone do skate nacional, como Bob Burnquist, ou um grande nome estrangeiro, como Tony Hawk, o qual vamos contar sua história.

Ele ainda é um monstro do skate que marcou época com suas manobras e fez os fãs colecionarem vários itens, como equipamentos, cadernos e até jogos. Vamos acompanhar um pouco de sua trajetória?

Da infância ao estrelato

Em 12 de maio de 1968, em San Diego, Califórnia, nascia Anthony Frank Hawk. Filho de Frank Hawk, que esteve no Exército Norte-Americano durante a II Guerra Mundial, e Nancy Hawk, Tony era um garoto bastante hiperativo. Antes de tentar a sorte com o skate, ele se aventurou em outras modalidades, como natação e baseball.

Mas foi a partir dos nove anos de idade que a vida do pequeno Anthony começou a mudar. Seu irmão mais velho, Steve, lhe deu de presente seu skate azul feito de fibra e já desgastado após anos de uso. A sua primeira experiência com o novo brinquedo foi percorrer o beco que tinha atrás da casa de sua família.

Três anos depois, o menino hiperativo não via mais o skate como uma brincadeira. Aos 12 anos, Tony Hawk dava um importante salto na sua carreira vencendo torneios amadores na Califórnia e, aos 14 anos, se tornou profissional. Sem se contentar com isso, aos 16 ele já era considerado o melhor skatista do mundo em competições. Pouca coisa, não é?

Tony Hawk, o mestre do skate vertical

Aos 25 anos, Tony Hawk demonstrava um desempenho digno de um recordista e um currículo invejável para qualquer atleta, seja qual fosse sua modalidade. Ele já havia competido em 103 torneios, vencendo 73 e chegando ao segundo lugar em 19 deles.

Mas quando se fala em marca histórica na carreira de Tony Hawk, não podemos nos esquecer nunca de sua trajetória no skate vertical que, diga-se de passagem, é a sua grande especialidade. O lendário skatista chegou a vencer 12 campeonatos consecutivos nessa modalidade e 10 X Games.

Se você não conhece o skate vertical, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, aqui vai uma breve explicação: esta categoria é nada mais, nada menos, do que a prática do esporte em uma half-pipe de cerca de 3,5m com suas extremidades a 90° do chão. Por conta disso, a rampa possui um formato de “U” com paredes verticais.

Além da half-pipe, o skate vertical pode ser praticado em outros tipos de sub-modalidades, como Bowl, Big Air, Banks e Mini Ramp.

Manobras e inovações

Tony Hawk é um gênio. Um verdadeiro campeão, não apenas pelos seus troféus e conquistas esportivas ou pessoais, mas por impressionar os amantes do skate com seus variados movimentos.

A grande manobra que marcou a sua carreira foi feita no X Games de 1999, quando Hawk executou o 900°, após 12 tentativas. Esse movimento consiste em realizar o giro completo em 900° no ar. Você pode conferir o vídeo desta façanha aqui.

Ele é tão genial que não se contentou apenas em fazer essa manobra e repetiu o 900° no auge de seus 48 anos. Confira o vídeo e me diga se é à toa que ele é chamado de Birdman, o homem-pássaro!

Hawk também inventou uma super manobra: Mc Hawk. O movimento é bastante difícil de executar e consiste em realizar duas voltas de 360°, formando 720°.

Mas não é só nas manobras que Tony Hawk se mostra inovador. O skatista também é revolucionário quando se fala em estrutura de rampas: criou uma pista de skate em formato de looping horizontal. Neste link¸ você pode conferir a engenhosidade da lenda.

Popularidade e seus frutos

A grande popularidade de Tony Hawk fez com que seu nome fosse levado para diversas mídias e consumido pelos quatro cantos do mundo. Em 1999, a empresa de games Actvision criou o jogo Tony Hawk Pro Skater para Playstation, sucesso de vendas que tem outras quatro versões. O objetivo do jogo é realizar diversas manobras de skatistas renomados como o próprio Hawk e Bob Burnquist em variados cenários.

Também foi lançado o jogo Tony Hawk Proving Ground, onde o jogador pode criar seu próprio personagem, elaborando sua história e seu estilo de acordo com as funções, caminhos e escolhas tomadas. O lendário skatista possui outros jogos em seu nome, como Tony Hawk Underground, Tony Hawk Shred, Tony Hawk Motion e Tony Hawk Ride, entre outros.

Ele também possui uma biografia que foi bastante elogiada pela grande mídia norte-americana chamada de Hawk – Occupation: Skateboarder, contando toda a sua vida e trajetória. A obra se tornou um grande best-seller. Nada anormal quando se trata de Tony Hawk, não é mesmo?

O lendário skatista tem diversas participações em filmes como Novo no Pedaço, Academia de Polícia, CSI: Miami, entre outros. Mas você sabia que ele também apareceu em Os Simpsons? Pois é, Homer Simpson o “desafiou” para uma competição de skate para poder recuperar a confiança de seu filho Bart. Enfim, para não dar muitos spoilers, você pode ver o episódio aqui.

Fundação Tony Hawk

O mito norte-americano do skate não queria que o seu legado ficasse restrito apenas à prática do esporte. Ele também quis atuar no campo social. Após receber diversos e-mails de famílias espalhadas pela América reclamando da falta de espaços públicos para jovens e do preconceito em torno do skate, ele decidiu lançar a Fundação Tony Hawk, em 2002.

Por meio dela, Tony ajuda essa população a conseguir espaços para crianças e adolescentes praticarem skate, a levantar a autoestima delas e a desenvolver os seus talentos.

Por esses e por outros fatos, Tony Hawk é um mito que será lembrado por várias gerações de skatistas. Não importa qual seja o país, a cidade ou a competição, mas você sempre poderá encontrar fiéis seguidores e aprendizes do atleta. Se quiser saber mais sobre Tony e outros importantes nomes do esporte, siga-nos no Facebook e no Instagram!