Passar horas estudando inglês sozinho, por meio de áudios ou livros, deve ter lá sua graça. Mas tudo pode ficar ainda mais maneiro quando você reúne a galera. Hoje em dia, existem diversas opções de treinar o inglês em grupo.

Por exemplo, quando for chamar os amigos para fazer aquela trilha, vocês podem bater um papo em inglês. Podem também fazer uma maratona de séries legendadas e até cantar músicas de rock and roll no idioma da Rainha.    

Animou aí? Acompanhe este texto e confira seis hábitos que você pode ter com seus amigos para melhorar o seu inglês.

1. Faça aquela maratona de filmes e séries

Sabe as temporadas novas das séries que você ficou de ver? E aquele documentário norte-americano sobre o Parkour? Aproveite tudo isso para assistir em grupo! Converse com o pessoal e entrem em consenso quanto ao nível de proficiência que vocês querem exercitar. O ideal é começar com um filme mais simples, para depois partir para um nível mais hard core.

Se quiser, comece os primeiros encontros assistindo com legenda e áudio em inglês. E dublado, pode? Nunca! Aproveite a descrição dos diálogos em inglês para acompanhar o que está acontecendo.

Depois, nos próximos encontros, sugira ao pessoal assistir sem legenda. Assim, vocês serão obrigados a entender o contexto do filme e depois terão bastante assunto para discutir sobre o vocabulário.

2. Reúna todo mundo para jogar

Da próxima vez que você for jogar online ou pelo videogame, chame seus colegas! Configure o jogo em inglês para que todos conheçam os comandos.

Dessa forma, vocês só conseguirão dominar o jogo se inferirem o que está acontecendo. Vale até buscar a tradução em um dicionário, mas prefira ler a descrição em inglês. Essa é uma maneira de adquirir o vocabulário do game.   

Uma indicação bastante útil é jogar games no estilo RPG (Role-playing game). Esses jogos têm histórias mais extensas e tramas sinistras que farão você e seus colegas se envolverem. Existem diversos personagens que executam muitas funções na plataforma.

Outro barato desse jogo é que todo mundo precisa compreender o enredo do game para avançar nas próximas fases. Vocês podem jogar tanto online quanto presencialmente, em uma reuniãozinha na casa de alguém.

3. Organize um grupo de estudos de inglês

Bateu aquela dúvida sobre uma regra de gramática? E a qualidade de seu texto em inglês, como está? Essas dúvidas podem ser tiradas durante os grupos de estudos. Reúna os amigos para fazer correções, receber dicas e exercitar a conversação. Vocês podem até trocar materiais entre si para ajudar a sanar as dificuldades.

Uma outra sugestão para esses encontros é falar sobre livros. Escolha com seus amigos um livro maneiro. É legal sempre partir de um nível inferior.

Por exemplo, você considera estar num nível intermediário, então comece suas leituras no nível iniciante. Depois, vá progredindo. Quando terminarem de ler o livro, marquem entre si uma data para comentar sobre ele.

Não vá esquecer de falar sempre em inglês durante esses encontros. Toda oportunidade é importante para praticar essa língua.

4. Marque encontros para treinar o inglês em grupo

Andar de skate faz bem para saúde e também pode ser o motivo para marcar aquele encontro com os amigos para treinar o inglês. Isso mesmo! Convoque a turma para praticar conversação em inglês nos intervalos entre as manobras de skate. 

Que tal bater um papo sobre a lenda do skate Tony Hawk durante os encontros? Aposto que não faltará assunto!

Bom, se em vez de exercitar no skate você quiser colocar a voz para funcionar, a dica é reunir o pessoal em um karaokê. Vocês podem passar a noite toda cantando as músicas preferidas daquelas bandas que falam o inglês.

Essa é uma forma divertida de praticar a pronúncia e compreensão. Dê um prêmio para quem conseguir acompanhar mais letras corretamente. A galera vai se animar!

5. Crie fóruns e comunidades para escrever em inglês

A internet também é uma grande aliada para treinar o inglês em grupo. Embora não haja o contato físico, você pode aproveitar para conversar por meio de grupos e comunidades online.

Nesses locais, é possível criar fóruns somente com conhecidos ou expandir para outros grupos com membros de todo o mundo. Assim, fica fácil de conhecer a variação da língua inglesa em diversos países.

Nos grupos online, é importante estipular regras. Por exemplo, demarque temas diários que devem ser seguidos e permita somente que os textos sejam escritos em inglês. Desse modo, o grupo mantém o foco e todo mundo aprende junto.

Que tal já montar um grupo e colocar na roda o que a galera acha sobre as principais tendências da moda street?

6. Cozinhe entre amigos para degustar o inglês

Preparar pratos deliciosos e treinar o inglês nunca combinaram tão bem. Convide um grupo de amigos para cozinhar na sua casa, por exemplo. Mas defina quais palavras têm de ser ditas.

Você pode pedir para a galera nomear os ingredientes que serão utilizados. Também vale a pena falar sobre utensílios domésticos ou outras coisas que envolvem o tema “cozinha”.

Uma ideia genial seria utilizar as próprias receitas escritas em inglês. O cuidado para não confundir um ingrediente cuja palavra não combina com a receita fará vocês ficarem atentos ao processo. Já imaginou misturar pimenta numa receita doce?! Pode ter um sabor não muito agradável.

No fim das contas, além de um inglês afiado na ponta da língua, vocês ficarão com água na boca por conta de tudo o que prepararam.

Essas foram seis maneiras interessantes de você treinar o inglês em grupo. Para fazer qualquer atividade com a turma, é importante respeitar o nível de proficiência de cada um. Não vá deixar o amigo no vácuo quando a maioria está entendendo um nível superior a ele, ok? O legal é aprender todo mundo junto.   

Está com um tempo livre no próximo fim de semana? Quer sugestões para começar a reunião de grupo com os amigos? Então, aproveite e conheça cinco séries que podem ajudar a aprender inglês!