Underground é uma expressão usada para designar uma cultura que não se encaixa em padrões considerados normais pela sociedade, ou seja, não segue modismos. Seguindo a mesma linha, existem diversos movimentos inspirados nessa cultura, como música, teatro e festas.

A balada underground é uma redefinição do estilo adotado no país: utilizam-se músicas e ritmos dos anos 70 e 80 em conjunto com os atuais, criando uma nova tendência. A diversão e liberdade são os principais objetivos desse tipo de festa.

Quer conhecer mais sobre esses eventos? Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos falar sobre o resgate da cultura underground nas baladas do Brasil e listar 5 festas que já adotaram esse novo estilo. Acompanhe!

Balada underground

A principal ideia da balada underground é produzir algo mais sofisticado do que as festas tradicionais, com batidas 4/4, unindo o que é considerado antigo com os sucessos do momento.

É um tipo de festa que oferece liberdade aos participantes, que podem se portar e se vestir da maneira que quiserem, sem serem julgados. Vale ressaltar que essa balada surgiu no Brasil pela necessidade de tornar o mercado da música eletrônica estável, com novidades que atraíssem qualquer público, fazendo dela uma festa para qualquer gosto e estilo musical.

São diversos os DJs que representam o estilo underground — Alok, aqui no Brasil, Robin Schulz e David Guetta são exemplos notórios desses artistas. As músicas produzidas por eles não levam em conta qualquer tipo de corrente ou modismo: eles produzem um estilo próprio, que visa mudar a visão das baladas eletrônicas, sem deixar de agradar ao público.

Famosas festas undergrounds no Brasil

Agora que você já sabe o que é uma balada underground, seu conceito e estilo, que tal conhecer algumas delas que acontecem aqui mesmo no nosso país? São elas:

1. Arruaça

Uma balada que acontece em Porto Alegre, a Arruaça tem como principal objetivo ocupar lugares públicos com o estilo underground. Foi articulada em 2013 por um grupo de amigos, porém, sua primeira edição só aconteceu em 2014, na praça do Aeromóvel.

É um estilo de balada que utiliza a música em conjunto com o entretenimento e a liberdade, mostrando que é possível fazer uma festa que não se encaixe nos padrões da sociedade e que, mesmo assim, tenha diversão e diversidade.

Os eventos da Arruaça são realizados em locais públicos que, por diversos fatores, não são freqüentados à noite, como falta de iluminação e segurança. Entretanto, como durante uma festa o número de pessoas é maior, esses requisitos deixam de ser prioridade, já que o senso comunitário se sobrepõe.

Representando o underground, essa balada conta com estilos de sons novos, com timbres variados, para agradar a todos, sem deixar a música eletrônica de lado. Além disso, tornou-se um espaço para promover artistas locais, como os DJs BRF, Nalu, Kika, Jamille, entre outros.

2. ODD

Uma balada que acontece todo mês nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a ODD não utiliza espaços fixos — os locais da festa variam de galpões abandonados até lugares consagrados das cidades.

Essa festa teve início em 2014 e, até hoje, vem mostrando como pode se diferenciar sem deixar a diversão de lado. Idealizada por Márcio Vermelho, também conta, atualmente, com a participação de Zopelar no time. A primeira e segunda edição da balada aconteceram no bar do Cartel 011 e, somente depois disso, a festa começou a tomar novos formatos, prezando sempre pela diversidade e experiência agradável dos frequentadores.

Devido ao forte apelo musical, a ODD acompanha todas as tendências dessa vertente, trazendo sempre novidades para o evento. Além disso, há um cuidado com o material fotográfico, já que a festa dispõe de diversos fotógrafos, que fazem registros fora do formato tradicional.

A balada já contou com nomes importantes, como Oliver Hafenbauer, Cleveland Live, Axel Boman, Fort Romeau, Tobias Live, entre outros. É um evento que busca artistas representantes da nova música eletrônica, especialmente aqueles que estão à frente de algum movimento.

3. RARA

Com sua primeira edição em 2015, a festa RARA acontece no Rio de Janeiro e já é sinônimo de diversão na cidade. O primeiro artista a participar do evento foi Derrick Carter, que apresentou uma line-up de peso, deixando evidente a qualidade da festa.

Um diferencial desse tipo de balada e que já se tornou tradição é o segredo sobre o seu endereço: ele só é divulgado 24 horas antes da festa. A única informação que as pessoas têm é o nome do bairro, o restante pode ser encontrado nas redes sociais somente um dia antes do evento acontecer.

O cenário também se diferencia das demais festas: foi desenvolvido para remeter ao clima tropical do Rio de Janeiro, além de acontecer em locais que possuem vistas privilegiadas. Artistas renomados já marcaram presença na RARA, como Phil Weeks, Carl Craig, Cordell Johnson e Derrick May.

4. Alley Club

Um tipo de balada underground que acontece em local fechado, no bairro Barra Funda, em São Paulo. É uma festa realizada regularmente entre quinta-feira e sábado. O diferencial é a vista: não é para nenhuma paisagem, mas, sim, para os trilhos do trem!

O indie rock é o estilo musical predominante no local — no entanto, não é o único, já que a diversidade musical é uma marca do Alley Club. O estilo da festa é comum ao das baladas undergrounds: um clima de descontração, sem seguir modinhas ou conceitos. Conta com DJs que curtem o estilo alternativo, além da presença de artistas e outras personalidades.

5. Cine Joia

Localizado em São Paulo, em um espaço que era dedicado à reprodução de filmes orientais na década de 50, o Cine Joia é resultado do investimento de André Juliani, Facundo Guerra e Lucio Ribeiro.

Com uma decoração no estilo retrô, possui dois bares no ambiente, que se tornam uma atração para os frequentadores. Foi criado com o intuito de receber bandas internacionais e nacionais, que já possuem um público fiel — dando prioridade aos projetos de música ao vivo, ou lives. Conta, ainda, com outras manifestações culturais, com estilos variados, contemplando todos os tipos de mídia.

Viu como a balada underground pode ser bem diferente do que imaginamos? Além de prezar pela diversão, a liberdade toma conta desses eventos, com músicas que não deixam ninguém parado!

Se você gostou de conhecer a balada underground, não deixe de seguir as nossas páginas nas redes sociais e saber mais sobre esse universo. Estamos no Facebook e Instagram!