Andar de skate é muito mais que um hobbie ou um esporte: é um estilo de vida. Todo skatista sabe que se vestir para praticar novas manobras tem uma vantagem sobre qualquer outra modalidade esportiva: o conforto de estar pronto tanto para dar um rolê em seu skate com os amigos, como para ir a faculdade, sair com a namorada e outras atividades do seu dia.

No guarda-roupa do skatista, não só as roupas ganham destaque, mas também os tênis. E para adquirir o tênis de skatista ideal, é preciso ficar atento a algumas dicas. Por isso, reunimos aqui 3 dicas importantes que vão te ajudar nessa escolha. Confira!

1. Leve em conta o amortecimento

Você já deve estar cansado de ouvir que os pés são a primeira parte do corpo ao receber o impacto ao pular, caminhar ou correr. Por esse motivo, o amortecimento é essencial para evitar danos futuros e não atrapalhar o seu desempenho e performance enquanto realiza manobras sobre seu skate. Portanto, ao escolher o seu tênis, dê prioridade a um modelo com amortecimento de impacto que favoreça as manobras que você pratica com mais frequência.

Os tênis vulcanizados, por exemplo, são indicados para quem busca maior controle sobre as manobras por serem mais finos, leves e flexíveis e mais parecidos com os pisantes casuais. Já o modelo cupsole é ideal para o skatista que está sempre pulando entre distâncias consideráveis, devido ao sistema de amortecimento presente nesses modelos.

2. Fique atento ao solado

Antes de sair por aí atrás do tênis ideal, pesquise mais a fundo sobre os tipos de solados existentes no mercado. Afinal, o skate funciona como uma lixa para o seu sapato, o que pode provocar o desgaste do solado. Por isso, é indispensável a resistência do pisante quando você estiver sobre ele. 

Procure por um modelo de solado mais largo e reforçado que ofereça uma maior proteção aos tornozelos e calcanhares se você pratica mais manobras aéreas. Mas se você é mais adepto das terrestres como o slide, grind ou ollie, certifique-se que o seu solado é mais flexível e com maior aderência, para garantir a sua estabilidade em cima do skate.

3. Escolha o tecido correto

O tecido do tênis vai muito além do design arrojado e do estilo que ele pode oferecer. Quanto mais resistente ele for, mais protegerá seu pé de ser atingido naquelas raladas comuns ou por raspões frequentes ao se chocar em alguma plataforma ou aterrizar de algum pulo. Além disso, o forro do tecido deve ser respirável para que você tenha mais conforto na hora de calçá-lo. 

Ao analisar o pisante que você já anda paquerando, preste atenção à costura presente no tecido. Quanto menor for a quantidade de costuras, uniões ou colagens, melhor. Isso porque eles tornam-se o ponto fraco do calçado e são justamente as regiões que mais sofrem com os impactos e pressões diárias.

No geral, na escolha de um bom tênis de skatista você deve primar pela qualidade do produto. Opte por um modelo que valorize o seu desempenho e reúna características essenciais para manobras mais incisivas, especialmente se você costuma praticar em áreas ou descidas mais bruscas.

Afinal, nada melhor que unir segurança, conforto e estilo, não é mesmo? E se você tem alguma dica ou alguma dúvida, pode deixar nos comentários que vamos adorar lhe ajudar!