O Réveillon é uma ocasião repleta de sensações. É o momento de refletir sobre o que passou, pensar no que poderia ter sido melhor, agradecer todas as coisas boas que aconteceram e se encher de planos e esperanças para os próximos 12 meses. Tudo isso é feito com muita festa e alegria ao lado daqueles que amamos, por isso, alguns homens querem escolher com muito cuidado as roupas masculinas para o fim do ano. 

No país há uma tradição forte de usar branco nessa data, mas há quem não goste da opção ou simplesmente queira sair da mesmice. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe: abaixo vamos listar várias dicas de looks que não se apoiam na cor.

A origem do branco

O hábito é bem brasileiro, já que muitos outros países não têm uma tonalidade específica de preferência para a virada, sendo comum até o uso do preto entre as opções. Já aqui, quase todo mundo passa o fim de ano vestindo a cor branca, mas, afinal, de onde surgiu essa tradição? 

Ela nasceu junto com outra forte preferência do Ano Novo: a praia. Os praticantes do candomblé, com o intuito de homenagear Iemanjá, têm o costume de passar o Réveillon perto do mar usando roupas brancas e carregando flores para oferecer à rainha das águas. A prática acabou se popularizando mesmo entre aqueles que não praticam a religião.

Há também aqueles que escolhem a cor por ela ser popularmente conhecida como símbolo da paz. Ou, então, porque é a união de todas as outras tonalidades e remete à purificação. Mas, se nenhum dessas razões te motiva, você pode e deve passar a data com a cor que quiser.

Inovação: usar outra cor na roupa masculina para o fim do ano

Uma opção para quem quer fugir do clichê do branco é eleger outra cor para orientar o look. Se você for supersticioso, pode se guiar pelo significado de cada uma. Por exemplo, popularmente acredita-se que o verde traz esperança, o amarelo atrai dinheiro, o vermelho chama o amor etc.

Caso não acredite em nada disso, escolha sua cor preferida, a da estação ou simplesmente alguma que o deixe feliz ou que, por coincidência, seja a cor da peça de roupa no modelo que você gostou. 

Como inserir a cor no look? 

O visual monocromático está super em alta, então você pode escolher uma única cor para todas as peças. Elas podem variar de tom e até criar um efeito degradê.

Se você for um apaixonado por cores, que tal criar um look color block? O visual mistura itens de diferentes tonalidades vivas, que contrastam entre si.

Prefere o mais comum? Junte uma peça colorida com outra neutra. A segunda pode ser no próprio branco, em preto (por que não?), bege, jeans etc.

Há aqueles que são mais discretos e não querem se destacar dos demais. Nesse caso, para não chamar muita atenção entre os outros presentes, que estarão majoritariamente de branco, invista em tons pasteis, bem clarinhos, da cor que você elegeu.

Outra possibilidade são visuais compostos unicamente por matizes neutras: nude, bege, marrom ou cinza. Todas elas podem substituir o branco em looks muito modernos.

Opções além do branco para passar o fim de ano

Estampas

Atualmente, as estampas estão em alta na moda masculina. Podem estar tanto em t-shirts quanto em camisas. No caso das segundas, uma boa sugestão são as de manga curta, que além de serem uma tendência atual, são mais adequadas ao calor da estação.

Há modelos para todos os gostos. No caso dos que gostam de ousar, existe uma série de padronagens modernas, geométricas, florais, bem coloridas ou não. Se optar por mais discrição, invista em desenhos miúdos. 

Listras

Um dos desenhos preferidos dessa temporada, as listras criam visuais cosmopolitas e elegantes. Existem grossas, finas, nas mais diversas cores e também no clássico preto e branco. Se o seu local eleito para passar a virada for a praia, aproveite para criar um look navy, brincando de misturar essa padronagem com o vermelho e o azul.

Tendências que arrasam nas mais diversas cores

Para compor o visual, você pode dar menos importância às cores, já que não faz questão do branco, e focar na modelagem das peças. Veja abaixo sugestões que estão em alta e que ficam bem em muitas tonalidades. 

Long shirt, oversize e long tee

Os três nomes são utilizados para denominar as camisetas masculinas compridas, que fizeram sucesso este ano. Combinadas com calças ou bermudas skinny, criam um visual bem urbano e atual. Outra dica é dobrar a barra da peça de baixo, para ficar ainda mais descolado.

Jeans

Essa opção é sempre coringa. São poucas as ocasiões em que não ficam bem, exceto as formais. Nos dias de hoje, as calças rasgadas e desgastadas estão super em alta. O visual fica muito moderno.

O tecido também pode estar presente nas camisas, com manga curta ou longa, criando composições interessantes e que ainda serão muito utilizadas depois.

Blazer

É uma peça que deixa o visual masculino muito elegante. Mas, na data específica, só devem ser considerados se o evento for um pouco mais formal. Já que os dias costumam ser quentes, o melhor é tentar evitar. 

Regata

Você é da turma que vai para a praia ou terá uma virada à beira da piscina? Invista em uma regata masculina. Existem duas fortes tendências atuais para essa peça: as cavadas e as longas. A opção vai ser uma grande aliada em cidades onde o calor do verão é forte.

Os sapatos

Uma parte do look igualmente importante são os sapatos, e por isso devem ser escolhidos de acordo com dois critérios principais: o tipo de lugar onde será realizado o evento (para areia da praia: chinelo; para um jantar formal: sapato) e as outras peças selecionadas.

Na dúvida, os tênis se encaixam em muitos tipos de festas e combinam com a maioria das sugestões acima. Outra possibilidade que o item permite é a cor. O visual pode ser todo neutro e deixar o destaque para um tênis colorido. Fica superirreverente.

Diante de tantas ideias e tantas peças diferentes, não há a menor dificuldade em fugir do branco. Saia da mesmice e crie uma composição que não tenha a cara de sempre quando se trata de roupas masculinas para o fim de ano. Se já está decidido sobre o que usar, entre em contato com a gente! Caso reste alguma dúvida, nós podemos ajudar também.