Com certeza você já viu os tênis slip on nos pés de alguém. Eles são aqueles tênis ultraconfortáveis e práticos sem cadarços. Seu revival começou no início desta década, e eles continuam em alta estação após estação. 

Seu sucesso está relacionado com o conforto proposto pelo streetwear, que está rapidamente se inserindo em todos os ambientes. Por isso, os tênis vêm ganhando cada vez mais adeptos e variações para serem usados nas mais distintas oportunidades.

Mas você já conhece a história deles e sabe como usá-los de diversas maneiras? Se ficou curioso, continue lendo e descubra mais sobre esse ícone dos tênis!

Como os tênis slip on se tornaram clássicos

Duas marcas foram responsáveis pelo sucesso do calçado e estão nos pés de todo mundo: a Vans e a Converse. Porém, quem leva crédito pelo modelo é a Vans, que criou o slip on em 1977, batizado de Style #98. Primeiramente, vamos conhecer um pouco mais sobre essas duas marcas para entender o retorno do modelo!

Vans

A Vans é uma marca californiana que nasceu em 1966, vendendo tênis, exclusivamente. Inicialmente nomeada como “The Van Doren Rubber Company”, suas peças foram rapidamente adotados pelos skatistas, que curtiam o solado vulcanizado e sua durabilidade para as manobras. Foram eles que apelidaram os calçados de Vans, daí o nome.

Já ícone da cultura skater, os sapatos ganharam fama ao serem usados por Sean Penn no clássico dos anos 1980 Fast Times at Ridgemont High. A visibilidade garantiu a expansão multinacional da Vans. Além disso, a marca já estava marcando presença nos pés dos surfistas e roqueiros, em especial os punks.

Dessa forma, os tênis se tornaram presença garantida nos looks streetwear ao longo do tempo com seu design que traz um espírito vintage, cheio de história e personalidade. A Vans continua desenvolvendo variações, aprimoramentos e parcerias para suas peças. Assim, ganhou os pés não só do sport e do rock, mas de todo mundo que deseja um visual descolado e relax.

Converse

Com uma história mais longa, a Converse surgiu em 1908, nos Estados Unidos. Seus calçados tinham como proposta o uso do solado de borracha para evitar deslizes. O mundo do esporte foi o primeiro a adotá-los, e foi assim que surgiu o clássico All Star. O basquete foi o principal adepto dos tênis e também o responsável por divulgá-los ao público.

Logo, os seus modelos passaram a ganhar adeptos no rock e nas famílias americanas, tornando-se uma febre em todo o mundo. Para continuar no topo, eles continuaram a investir em novas peças e variações, incluindo parcerias para divulgar a marca. No meio do basquete, a parceria de maior sucesso foi com o jogador Chuck Taylor, que até nomeou alguns modelos.

Após ganhar competidores fortes, como a Adidas, a marca perdeu seu lugar no esporte. Ainda assim, suas peças ficaram como marca registrada de qualquer look rebelde. A partir de sua compra pela Nike, no início dos anos 2000, a Converse voltou a crescer com novos modelos que flertam com todos os estilos.

O sucesso atual

Após um tempo sendo consideradas vintage, a Converse e a Vans começaram a retrabalhar suas marcas com coleções colaborativas, expansões para o universo do vestuário e acessórios e muita divulgação. Aliadas a um posicionamento mais cool, as peças voltaram à moda nos looks dos jovens na última década, devido ao seu estilo casual e descontraído.

Além dos modelos clássicos, como o All Star da Converse e o Old School da Vans, ambas as marcas investiram pesado nos tênis slip on. Com uma vibe retrô, eles ganharam inúmeras linhas para garantir o aspecto street e contemporâneo desejado. A diversidade nas peças, o conforto e a versatilidade oferecidos tornaram os calçados hits instantâneos.

A partir disso, outras marcas começaram a investir no modelo também. Atualmente, quase toda marca que conta com tênis em seus catálogos possui algumas versões slip on. Eles surgem em novas possibilidades, além dos materiais casuais, como o couro metalizado e em estampa animal.

E como inserir os slip ons no visual?

O modelo é super versátil e pode entrar em uma gama de produções. Como não possui cadarço, ele fica com aspecto menos esportivo e, devido aos materiais inusitados, torna-se ainda mais elegante. Dessa forma, pode ir desde o street até um look mais formal.

O casual

Aqui, os tênis podem ser usados de forma bem informal, como complementos ou peças impactantes. As combinações podem ser entre camisetas, camisas mais soltinhas, calças e bermudas. São inúmeras as possibilidades, portanto preste atenção no equilíbrio.

Uma tendência para utilizar são barras em calças e bermudas, de modo que fiquem mais curtas junto aos tênis, com as canelas em evidência. As cores e estampas também podem conferir aquele charme extra, podendo executar um color block ou utilizar uma estampa bem chamativa para os pés junto a roupas mais simples.

Street com força

O Vans já tem uma tradição no streetwear e, como os tênis slip on foram criados por eles como os Style #98, é lógico que não ficariam de fora das produções mais urbanas. Sempre tenha em mente peças esportivas e oversized, como moletons e regatas, para combinar. Um boné também faz bonito como acessório na tendência, não se esqueça.

Para chamar atenção, você também pode utilizar as meias como um diferencial. Elas podem vir em cores inusitadas e com estampas chamativas. É uma ótima ideia para looks com tonalidades neutras, como cinza, preto e verde militar, as cores mais queridas do street.

Estilo rocker

Sempre em alta, o rock vai se alternando entre gêneros e tendências na moda. Para garantir impacto com os tênis mais clássicos, carregue nas roupas com jeans rasgados ou bem lavados, peças em couro, preferencialmente escuro, e camisetas mais dark.

Caso queira que os tênis sejam o destaque do look, existem versões em couro, estampadas e com tachinhas. Outra possibilidade já muito utilizada nos All Stars é customizar seus sapatos com desenhos e os nomes de suas bandas favoritas.

Para ficar elegante

Com a infinidade de materiais e cores, os tênis slip on garantem frescor e um toque descolado a produções que exigem mais rigor. Você pode combinar os tênis com calças neutras, camisas clássicas e um blazer ou suéter. Vale também para as mulheres combinarem com saias, vestidos e macacões, garantindo um look cool para a festa.

Sempre pense no material, que deve ser mais nobre. O cetim está em alta e o couro garante qualidade quando conservado. Se você quiser ousar, pode investir em couro metalizado ou com estampa de animais. Você só precisa combinar com roupas mais neutras e os calçados se tornam statement.

Para comprar um slip on, fique bem atento ao tamanho dele. Como o modelo não possui cadarços, é essencial que ele fique bem ajustado ao seu pé, para que não saia tão facilmente.

Também considere o seu estilo pessoal para a escolha da peça, cheque seu material e sua cor, e pense em como ele vai combinar com seus looks. Assim, sua compra será muito melhor aproveitada em suas produções.

Curtiu saber mais sobre o sucesso dos tênis slip on e como eles podem entrar no seu look? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tendências!