Quem fuma costuma lidar com um problema que incomoda não apenas a si próprio, mas principalmente as pessoas ao seu redor: o cheiro de cigarro.

Afinal, ele é bastante evidente e acaba afastando os não-fumantes de perto de você, o que pode resultar em dificuldades no relacionamento amoroso, no ambiente acadêmico e no trabalho.

Por essa razão, reunimos 7 dicas simples de como disfarçá-lo no dia a dia e evitar que ele impregne em você ou no ambiente em que está. Confira!

1. Escove os dentes depois de fumar

Uma das maiores queixas de quem fuma, sem dúvida, é o mau hálito adquirido com o hábito      o que pode prejudicar, e muito, o convívio social.

Isso acontece porque o fumo provoca ressecamento na boca, diminuindo a produção de saliva, além de deixar resíduos que se misturam à saburra sobre a língua, causando aquele odor tão característico.

Porém, você pode minimizar consideravelmente a halitose com algo extremamente simples: a escovação. Portanto, ao acabar de fumar, não perca tempo, e faça a correta higienização bucal — isso inclui limpar a língua e também usar fio dental.

Ao fim desse processo, não se esqueça de usar um antisséptico bucal sem álcool. Assim, você remove aquelas bactérias mais resistentes à escovação, não irrita a boca e deixa o hálito mais fresco.

2. Tenha sempre gomas de mascar sem açúcar

Você fumou e não está com os itens necessários, como pasta, antisséptico, fio dental e escova, para escovar os dentes? Então é bom ter um plano reserva para essas situações, não é mesmo?

Por isso, sempre tenha à mão uma caixa de gomas de mascar. Contudo, lembre-se de escolher uma opção sem açúcar, pois aqueles com esse componente podem causar cáries.

Dessa forma, você evita o mesmo problema que citamos há pouco — a boca seca —, uma vez que ao mascar, a produção de saliva é estimulada.

Além disso, a goma ajuda a refrescar o hálito, disfarçando qualquer odor característico      o que pode ser de grande ajuda no trabalho, na faculdade ou em um encontro com a namorada.

3. Conte com aromatizadores para veículos

Imagine a cena: você está dirigindo o seu carro ou o do seus pais, indo da faculdade para o trabalho, ou vice-versa, e bate aquela vontade de fumar. Como você vai fazer para disfarçar o cheiro de cigarro?

Por mais que você fume com a janela aberta, e ainda mantenha o braço constantemente para fora, é muito provável que parte da fumaça permaneça no veículo e impregne todo o espaço.

Para evitar esse tipo de problema, é indispensável que você adquira um aromatizador com efeito neutralizante, próprio para automóveis, e o mantenha sempre dentro do carro. Assim, a fragrância que será liberada vai disfarçar qualquer evidência.

4. Evite fumar em locais fechados

Pode parecer óbvio dizer que em ambientes fechados, como banheiros e quartos, não se deve fumar, porém muitas pessoas ainda insistem em fazer isso.

Como resultado, o cheiro de cigarro fica por todo o espaço, já que não há circulação de ar para retirar a fumaça, e muitas vezes as cinzas ainda caem e se espalham pelo piso.

Outro efeito negativo dessa escolha é que o odor do fumo impregna com mais facilidade na sua roupa e no seu cabelo, especialmente quando ele é um pouco maior.

Logo, será difícil disfarçar que você estava fumando, o que pode ser bastante incômodo se você está em uma reunião familiar ou na casa de um amigo, por exemplo. Por isso, prefira sempre áreas abertas ou ao ar livre, como varandas, sacadas, jardins ou quintais.

5. Não use perfume para disfarçar o cheiro de cigarro das roupas

Na dica anterior citamos um dos maiores incômodos de quem fuma: o cheiro de cigarro nas roupas. Afinal, ele pode se tornar bastante desagradável e ser alvo constante de reclamações ao seu redor, principalmente quando você está no trabalho ou em um compromisso importante em ambientes fechados.

Em situações assim, muitos fumantes apelam para o perfume a fim de disfarçar qualquer odor. Contudo, essa é uma ideia equivocada, pois, além de poder provocar manchas nos tecidos, o aroma do produto pode intensificar o cheiro de cigarro e deixá-lo ainda mais evidente.

Por esse motivo, evite esse hábito. O ideal é deixar itens, como casacos e jaquetas, caso você os esteja usando, em locais ventilados para que a circulação de ar elimine qualquer evidência.

Já para as demais peças, você pode usar algumas técnicas caseiras simples, como passá-las com ferro a vapor, a fim de que ele desgrude os resíduos do fumo da roupa.

Outra alternativa é borrifar sobre camisas, camisetas e afins uma mistura de álcool, água e vinagre de vinho branco. Esse composto ajuda a neutralizar o cheiro.

6. Utilize xampu a seco para tirar os odores do cabelo

Há pouco citamos outro problema relacionado ao cheiro de cigarro, ou seja, quando ele impregna não apenas nas roupas, mas também nos cabelos.

Quando isso acontece nem sempre é fácil acabar com ele, especialmente porque usar perfume, como já dito, não é uma boa opção e nem sempre é possível lavar os fios ou tomar um banho.

Se isso ocorre com você, saiba que há uma maneira eficaz de lidar com esse problema: usar um xampu a seco. Isso porque, com ele, você pode higienizar seus cabelos e disfarçar odores com apenas uma aplicação rápida, e o principal: sem água.

7. Passe balm e hidratante para tirar o cheiro de cigarro da barba

Por fim, mas não menos importante, temos uma dica para os homens que fumam e têm barba: usar balm e hidratante para os pelos faciais.

Isso porque a nicotina deixa um odor que pode impregnar e também prejudicar a saúde e a aparência estética deles, o que impede você de ter aquela barba bonita e bem desenhada.

A utilização do balm, por exemplo, ajuda a criar uma película que reduz a aderência da fumaça na barba. Já os hidratantes podem auxiliar a minimizar o cheiro de cigarro.

Gostou das nossas dicas sobre como disfarçar o cheiro de cigarro? Então coloque-as em prática já. Assim, você acaba com qualquer situação embaraçosa causada por ele e evita problemas de convívio social!

Gostou deste post e quer ficar por dentro de outras dicas de lifestyle? Então siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!