Se você é uma pessoa antenada e que gosta de estar bem-vestido, então está sempre de olho nas tendências de moda, não é mesmo? Nada mais natural, já que elas costumam mudar a cada nova estação, trazendo novidades arrebatadoras e fazendo com que todo mundo se mobilize.

Estamos quase entrando na estação mais fria do ano, e esse é o momento ideal para saber o que usar no inverno deste ano. Assim você consegue se programar e investir nas peças certas para arrasar!

Pensando nisso, criamos este post completíssimo sobre a moda feminina e masculina para esse período tão aguardado. Ficou curioso? Então vamos lá!

Moda 2017

As tendências sobre o que usar no inverno estão maravilhosas! Alguns estilos estão voltando (como naturalmente acontece) e não são nenhuma novidade para ninguém. Por outro lado, outras novidades chegaram, trazendo peças e tendências para todos os gostos e estilos.

Conheça agora o que você vai passar a ver na rua, nos restaurantes e nas festas com mais frequência:

Veludo

O veludo voltou com tudo e é a grande aposta para o inverno. Como tem um ar muito sofisticado e remete a noção de realeza, esse tipo de tecido traz elegância para qualquer visual — seja com uma aplicação em apenas algumas partes ou na peça inteira.

Para ter resultados mais descolados, muitas grifes têm apostado no contraste também. O que isso significa? Aquela mistura que a gente tanto gosta de algo mais leve com algo mais sofisticado.

Nesse caso, é bem provável que você se depare com peças de veludo e renda, por exemplo, pois essa é uma maneira de trazer mais leveza e meiguice para o visual.

Militar

Essa tendência não é nenhuma novidade e está sempre voltando de tempos em tempos. Ou seja, você tem motivos de sobra para ter algumas roupas de estilo militar sempre guardadas no seu armário.

Pode ser uma blusa, uma calça ou um sobretudo. Mas uma coisa é fato: a estampa e o estilo militar estão com força total e prometem ser uma ótima alternativa para usar no inverno.

O tom de verde militar também é uma grande aposta, então vale a pena investir em peças desse estilo também. Você vai demonstrar que está ligado e que é uma pessoa bem-informada.

Rosa pastel

A tonalidade rosa pastel é uma das que promete dominar o inverno também! Como é um pouco mais discreta, ela pode ser usada por homens e mulheres — e, se você reparar, vai cruzar muito com essa cor durante a estação.

Comece a ficar mais atento e veja como essa coloração já está em várias roupas e acessórios das coleções outono/inverno de 2017.

Metalizado

As peças metalizadas não são nenhuma novidade, mas prometem assumir um papel de cada vez mais protagonismo nessa nova estação. Elas começaram a aparecer há alguns anos, primeiro nos sapatos – com as sapatilhas e mocassins —, e agora chegam às peças de roupas também.

Você vai perceber jaquetas bombers, saias midis e várias outras peças com essa característica e perfil mais metalizado.

Para acertar e não sair por aí brilhando todo, nada melhor que equilibrar com peças mais básicas e em tonalidades mais neutras. Assim o look fica mais harmônico.

Gola alta

A gola alta também volta com tudo e estará nas roupas femininas e masculinas. Elas chegam para manter as pessoas um pouco mais aquecidas e com aquele charme, já que a jogada e o porte de quem usa esse tipo de roupa fica bem diferente.

Bomber jacket

A jaqueta bomber ou a puffer jacket também promete conquistar muitos corações nesse período. Como tem um ar mais descolado e informal, elas atraem muitas pessoas e costumam chamar a atenção — além de deixar todo mundo aquecido nos tempos mais frios.

Decote ombro a ombro

Esse modelo é o decote mais famoso do momento (e não dá para negar ou fingir que não sabemos o porquê: ele é um charme!). Com uma inspiração na estrela Brigitte Bardot, esse modelo chega com opções um pouco diferentes para o inverno, mas continuam com tudo.

Algumas trazem um ar mais hippie e outras uma pegada mais sensual, o decote ombro a ombro continua com força máxima. É bem provável que as mangas cresçam um pouco para tapar o frio, mas o decote não vai sofrer impacto.

O estilo depende muito de quem usa e do modelo que agrada mais, então você pode ter uma certeza: opção é o que não falta!

Transparência

Para fechar a nossa lista com as principais tendências de moda para 2017, não poderia faltar outra grande aposta: a transparência. Essa é uma maneira de trazer um pouco mais de sensualidade para o look, pois a pessoa está “coberta” e “descoberta” ao mesmo tempo.

Se você está um pouco perdido, a gente dá uma luz. As transparências podem ser feitas com tule ou renda, mas é sempre legal buscar o equilíbrio e investir em peças que deixem o look um pouco mais discreto.

Uma boa medida é um mix com peças mais esportivas ou mais pesadas, como as jaquetas de couro ou ainda mais elaboradas.

Acessórios esportivos incorporados na moda

Os acessórios esportivos estão cada vez mais incorporados no look. Essa é uma tendência muito comum, principalmente considerando que as pessoas querem estar bem-vestidas, mas com aquele toque informal e confortável.

Conhecida também como sportswear, a modalidade vem conquistando cada vez mais pessoas justamente por esse toque diferenciado. Veja algumas opções que demonstram como elas estão em alta:

Calça skinny/legging

Além de serem superconfortáveis e permitirem uma ótima movimentação, as calças com modelos mais informais estão com tudo!

A skinny, por exemplo, é responsável por dar uma alongada nas pernas e acabou se transformando na queridinha de muitas pessoas. E não é para menos, já que pode ser uma ótima opção para quem está incomodado com alguns quilinhos a mais.

O tipo de corte também faz com que seja mais fácil usar tênis.

As opções do tipo legging seguem o mesmo estilo, mas podem ser ainda mais confortáveis. Você pode apostar nos modelos mais compridos ou ainda nas mais curtas, dependendo sempre das suas preferências e do seu gosto pessoal. Ainda assim, é bom tomar cuidado para não errar o look.

Esse tipo de calça também podem ficar muito bem com o estilo boyfriend jeans, ou seja, aquela carinha de que pegou uma roupa do namorado. Assim você coloca uma calça mais justa e colada com alguma outra peça mais soltinha.

Moletom

O moletom é uma grande aposta dos tempos frios — o que é muito comum, já que todo mundo quer estar aquecido e confortável, não é mesmo? O moletom pode ser uma ótima oportunidade, pois é a junção dessas 2 necessidades.

A boa notícia é que existe hoje uma infinidade de modelos: indo desde aqueles superesportivos até aos com um ar um pouco mais formal. Isso sem contar com várias opções de texturas, estampas e cores, abrindo um grande leque de oportunidades para quem gosta da opção.

Isso significa que você não tem desculpas para não incluir essa opção no seu guarda-roupa e usar muito durante o inverno! Aposte nos novos cortes e modelagens para garantir um visual ainda mais certeiro e moderno.

A diversidade cresceu tanto que hoje algumas peças também são feitas nesse estilo, como saias, vestidos, shorts e — pasme! — até sobretudo, gorros e bolsas. Portanto, se você tem um modelo entre as suas aquisições, pode tirar do armário e usar de forma acertada nesse período.

Gym wear

O modelo de roupa de academia também é outra tendência para o ano. Os tênis com amortecedores tinham desaparecido por um tempo acabam de voltar — e é bem provável que você volte a se deparar com algumas opções por aí.

É claro que é preciso saber contextualizar o modelo, mas ele pode ser uma ótima aposta. Modelos como o Nike Shox (ou similares) podem cair muito bem com outros elementos mais discretos, mas ainda com aquele ar de roupagem de academia ou de prática de exercícios físicos.

Esportivos com sociais

A mistura de roupagens esportivas com peças mais sociais também chega com força e promete abafar durante a estação mais fria do ano. Essa medida não é nada nova, mas a mistura do urbano com o despojado vai continuar roubando a cena e fazer cada vez mais sucesso.

Como podem criar um visual harmônico, não deixe de apostar nessa saída. A alfaiataria, por exemplo, pode ser a combinação perfeita para calças mais retas. Para os homens, essa é uma combinação altamente moderna e que pode ser uma ótima opção para quem vai trabalhar, por exemplo.

As meias mais coloridas e com algum tipo de detalhe também pode ser uma boa pedida. Seja com a calça dobrada ou com modelos mais curtos, essa é uma ótima maneira de dar um ar mais cool. No caso das mulheres, o visual moderno pode ser conferido por saias lápis e camisas sociais, outra combinação de sucesso!

Bonés

O boné é um acessório muito importante e promete estar na cabeça de muitas pessoas em 2017. Seja em um estilo mais chique ou mais casual, ele é uma opção democrática.

Na cabeça dos homens, ele pode ser usado para garantir um visual bem diferente — até porque, se você colocar uma pessoa com boné ao lado de uma sem, vai perceber a diferença que ele faz. Ele pode trazer outra cara para qualquer look (desde que esteja bem encaixado).

Já no caso das mulheres, ele pode ter uma atuação bem versátil. Você pode estar em um modelo mais sofisticado, com calça, salto e um boné na cabeça. Ele faz uma diferença e tanta!

Botas casuais

Voltando ao assunto dos sapatos, as botas prometem estar com tudo, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Ela representa uma grande oportunidade de esquentar o pé com os mais diversos modelos — tudo isso garantindo um visual muito interessante para qualquer um.

Aproveite para encontrar um modelo que você gosta e que seja mais coringa, ou seja, em cores menos chamativas, como preto, cinza e bege. Assim você consegue criar variações e usar o mesmo modelo mais vezes.

Camisetas de esporte

Para fechar nossa listagem com as principais tendências de roupas para usar no inverno, não poderíamos deixar de falar das camisetas de esporte.

Sejam usadas sozinhas ou ainda em combinações (com blusas embaixo, por exemplo), elas são as responsáveis por um estilo simples e interessante ao mesmo tempo. Isso significa que você tem motivos de sobra para investir nessa opção!

Dicas de como usar

Não basta saber o que está na moda: é crucial saber como usar, que tipos de combinação garantem um visual legal e o que não fazer, não é mesmo? Embora o tópico acima já tenha pincelado um pouco nesse sentido, agora vamos tratar alguns desses itens com mais detalhes. Veja:

O uso do boné

Muitas mulheres sentem que estão com um visual masculinizado quando usam bonés. Para equilibrar e deixar essa sensação para trás, nada melhor que investir em uma peça mais feminina e outros detalhes, pois assim fica mais fácil destacar ele apenas como um acessório.

Outro ponto importante é considerar as diversas opções no mercado. Hoje os bonés não precisam mais ser lisos, mas podem contar com pedrarias, estampas, tachinhas e até spikes.

Para não errar, vale lembrar que esse acessório deve ser usado em ambientes mais descolados. Portanto, nada de ir a casamentos ou a reuniões mais formais com ele.

Além disso, é bom tomar cuidado para não exagerar no tamanho. Seja na cabeça do homem ou da mulher, é sempre bom considerar a proporção e pular fora das opções que vão abaixo das sobrancelhas, pois assim ele fica proporcional e não destoa.

O uso do moletom

Aquele moletom surrado que usamos para dormir é bem diferente do modelo que estamos falando aqui. O moletom cheio de estilo, com diversidade de cores e até mesmo estampas, é o que verdadeiramente está em alta. É claro que o modelo é esportivo, mas precisa ter aquele aspecto de novo para estar no estilo.

O uso da skinny

As leggings ou skinnys devem ser usadas da maneira correta também. Caso contrário, pode ficar cafona. Se você compra um modelo, é bom saber escolher o calçado ideal, pois ele acaba tendo muito destaque nesse tipo de roupa.

Além disso, pode ser interessante investir em um complemento um pouco mais largo, pois assim o look fica mais harmônico. Como a calça já é naturalmente mais colada no corpo, uma blusa maior ou um casaco mais largo pode ser uma ótima combinação.

O mesmo lema vale para o uso da leg (que tem estilo bem parecido). O conselho é o mesmo: é bom estar sempre atento ao sapato e a outra peça que vai compor o look.

O uso do casaco de couro

O casaco de couro não é uma tendência, mas sim uma peça consolidada para o inverno. Os interessados podem usar essa peça curinga com a maioria das roupas, pois ela costuma de adequar bem. Além disso, caso queira combinar o uso com um cachecol ou echarpe, esse também é um caminho alternativo.

O uso do tricô

O tricô é outro item que vive nesse eterno “vai e vem” do mundo da moda, mas que volta com uma repaginada em 2017. Assim como outras roupagens, ele está saindo de uma esfera mais básica para modelos fashionistas, ou seja, mais sofisticados. Você acabou de ver que essa é a mesma linha do moletom.

A ideia é que ele apareça como uma ótima alternativa para os dias frios, pois é lindo e está do outro lado de materiais mais duros, como o casaco de couro.

Mulheres usando “roupas masculinas”

Essa é outra tendência forte do inverno: as mulheres devem se apropriar cada vez mais das roupas com um perfil masculino, dando a impressão que pegaram do irmão ou do namorado.

Essa novidade chegou timidamente há algum tempo, mas encontrou muita resistência. Com o passar do tempo, foi ganhando cada vez mais adeptas — o que é totalmente explicável, já que as mulheres se sentem mais confortáveis dessa maneira.

Conhecido como “estilo boyfriend” (“estilo namorado”, em português), a ideia segue crescendo, explorando camisas largas, calças de cavalo alto, peças de alfaiataria e outras. Essa é uma maneira de dar um toque mais despojado e moderno.

Vale lembrar que esse estilo é muito versátil (e esse é inclusive ou dos pontos que tem transformado no queridinho do momento). Você pode escolher na roupa do seu parceiro, irmão ou até mesmo comprar peças com a modelagem maior.

É bom que fique claro: a ideia não é se vestir de homem, mas sim ter um elemento masculino no visual, sempre balanceado. Então é bom ter peças femininas para dar um toque, assim como maquiagens mais fortes, brincos e colares.

Veja alguns caminhos que você pode seguir nesse estilo:

Blazer e paletó

Essas peças são muito importantes e podem ser um grande diferencial. O corte com um tipo mais reto e as peças com o comprimento mais longos fazem muita diferença. Eles podem ser usados por cima dos vestidos ou de camisas, dependendo sempre da sua necessidade.

Nessa mesma linhagem, os ombros dos paletós com ombreiras seguem como uma forte tendência, dando um ar que fez muito sucesso nos anos 1980. É isso mesmo: eles voltaram e fazem toda diferença hoje.

Gravatas e suspensórios

Se os homens estão de saco cheio de usarem a tal da gravata, as mulheres têm sonhado com o acessório. Elas começaram a ser usadas no final dos anos 1980, mas sem muita força. Naquele momento, a ideia era mostrar a força e a independência que fizeram parte do movimento feminista e na inclusão das mulheres no mercado de trabalho.

Agora, alguns anos mais tarde, o item faz parte de qualquer roupa que remeta a um estilo mais descolado. Isso não tem nada a ver com ter um estilo masculinizado, mas sim de se vestir bem e de estar por dentro das tendências da moda — então é bom ficar ligado nas diferenças.

Os suspensórios são outro item que foi destaque nas passarelas de todo o mundo (e agora atingem as mulheres com ainda mais força). Eles podem cair superbem quando você usa uma camiseta ou blusas básicas.

Ainda assim, como tem um perfil mais leve, é bom apostar na combinação certa. Opte por peças mais neutras, pois o excesso pode fazer com que o visual fique extrapolado.

Calças largas

As calças largas foram as primeiras a chegar. Elas ganharam força depois que uma famosa atriz americana saiu com um modelo mais largo e disse que elas eram do marido. O resultado? Acabou virando uma febre e atingindo muitas outras mulheres que sempre sonharam em fazer o mesmo. Isso significa que quem sempre teve vontade de apostar no estilo encontrou uma excelente oportunidade para arriscar.

Os shorts chegaram um tempo depois, mas também foram arrebatadores. Uma opção de roupa para o inverno, inclusive, é um short no estilo boyfriend, meia-calça e bota. Lindíssimo e, de quebra, superconfortável!

Para não errar nesse sentido, é bom ficar de olho no seu tipo de corpo. Se o quadril é muito largo, por exemplo, as calças podem realçar ainda mais esse detalhe. Então é bom experimentar e, quem sabe, seguir com o estilo em outra parte do corpo, como as camisas.

Camisas boyfriend

Os camisões são os queridinhos de quem quer conforto. Por mais que eles escondam o seu corpo, elas podem garantir uma pegada bem sensual — é só apostar em um short mais curto e um bom salto.

Como são fáceis de encontrar, você vai se deparar com várias opções para combinar do jeito que você queria. Além disso, o visual pode ter aquele toque elegante com um perfil mais despojado. Ótima opção, concorda?

Agora que você está por dentro das principais tendências e sabe o que usar no inverno, não deixe de investir nas peças-chave e andar sempre bem-vestido. Você vai mostrar que é uma pessoa antenada e que isso se reflete na forma como se veste.

Para começar esse período de novas aquisições, que tal entrar em contato com a Loja Capixaba? Você vai encontrar tudo que precisa e excelentes condições.