Mais do que a prática de um esporte, encarar pistas de skate é celebrar a liberdade. Afinal, sobre a prancha com rodinhas você pode garantir uma boa dose de adrenalina, liberação da criatividade para a realização de manobras radicais e muita, muita superação.

Felizmente, nos últimos anos, aumentou bastante a quantidade de boas pistas de skate espalhadas por todo o Brasil.

Com características diferentes, esses locais reúnem os amantes deste esporte que não pensam duas vezes em treinar e arriscar manobras incríveis e se inspirar no sucesso do pessoal que já curte esta atividade há mais tempo.

Além disso, esses investimentos recentes permitem que atletas se preparem para realmente competir em alto nível.

E então, que tal conhecer algumas dessas pistas? Quem sabe depois desta você e sua turma não planejam um tour pelas melhores pistas do Brasil? Vamos lá?

1. Skate Park Jorge Luiz Souza “Tatu” (RJ)

Também conhecido como pista de Madureira, o parque possui 3.850m². É considerada a pista mais moderna e funcional do Brasil. Frequentemente é citada como a “pista dos sonhos”.

Há estruturas para agradar a todos os gostos: banks, um bowl grande, ladeira para downhill e uma área incrível para street. O que não falta são corrimões, obstáculos e escadas – tudo o que um skateiro precisa para garantir muitos desafios e diversão.

Além de oferecer toda essa estrutura para os praticantes do esporte, muitas marcas já fizeram demos no local com suas equipes. Nem precisa de muita sorte para ver algum skatista famoso dando um rolê pela área ou arrasando nas manobras.  

Só lembrando: a pista é pública, mas sua utilização é condicionada ao uso de equipamentos de proteção, o que é óbvio, não é?

Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira (em frente ao Madureira Shopping) – Rio de Janeiro – RJ

Aberto de terça a quinta das 5h às 0h e às sextas, das 5h até domingo, às 24h. 

​Imperdível para os fãs deste esporte!

2. Pista do Parque da Juventude (SP)

O que esperar de uma pista de skate que fica simplesmente no maior complexo de esportes radicais da América Latina e o terceiro maior do mundo? Logicamente, uma estrutura extraordinária!

Com espaço para skate, street park e half pipe, a pista é a principal atração do parque e já recebeu ídolos como Sandro Dias, Bob Burnquist e Lincoln Ueda, que aproveitaram o local para fazer demonstrações radicais.  

Esta é uma pista já muito conhecida pelos veteranos. Em seus 31 anos de existência, ela já revelou grandes talentos. Além disso, já sediou o Campeonato Brasileiro de Street Skate amador.

É famosa em todo o Brasil e, além de oferecer uma variedade de pistas, é considerada muito organizada e segura.

São disponibilizados ainda cursos de skate com duração de seis meses para jovens entre 12 e 29 anos. Um monitor ministra aulas práticas, direto na pista. O regulamento do parque deve ser seguido à risca e prevê a utilização dos itens de segurança.

Endereço: Avenida Aramando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo – SP

Aberto de quarta a domingo, das 9h às 21h40.

3. Pista Parque da Cidade (SC)

Localizada em Joinville, esta pista é um dos mais novos skateparks do país. Originada a partir da iniciativa de skatistas da região, o projeto foi realizado pela Prefeitura de Joinville.

Com a grande vantagem de ficar aberta todos os dias da semana, das 8h às 23h, ela está sempre cheia de praticantes.

Endereço: Rua Guanabara, próximo à Ponte do Trabalhador – Guanabara – Joinville – SC.

Aberto diariamente, das 08h às 22h.

4. IAPI Praça Frederico Ballvê (RS)

Com muitas rampas, palcos e escadarias com corrimão, esta pista pública feita de concreto foi restaurada recentemente. Como resultado, algumas melhorias, como dois novos obstáculos, têm feito a alegria dos skatistas.

O fato é que, com suas características, a pista atende desde iniciantes a profissionais, tanto que sediou a maior competição de skate do Rio Grande do Sul, o Circuito Gaúcho Amador de Street Skate, que aconteceu neste espaço no ano de 2012.

Endereço: Rua Dr. Eduardo Chartier, 965 – Praça Frederico Arnaldo Ballvé – Porto Alegre – RS.

Aberta das 7h às 22h.

5. Skatepark do Cocó

Mas se você pensa que apenas Sul e Sudeste possuem ótimas pistas de skate,  o Skatepark do Cocó, com seus 1.200m² de desafios para skatista nenhum botar defeito, prova que isso é mito.

Com sua excelente estrutura, esta pista já recebeu o Ceará World Cup 2012 e ninguém menos que Carlos Andrade, Rodil Ferrugem, Gugu Ramos e Kelvin Hoelfer.

Sua pista overall, feita de concreto e com acabamento em granilite, garante o palco perfeito para altas manobras.

Endereço: Rua 1141, n° 6  – Parque do Cocó – Fortaleza – CE.

6. Pista da Lagoa do Nado (MG)

E que tal uma estrutura incrível em uma área verde de natureza exuberante?

Essa é a proposta da pista Bowl, no Parque Lagoa do Nado, que fica na região da Pampulha, em Belo Horizonte.  

Feita em estrutura de concreto armado, a pista oferece uma plataforma retangular com obstáculos, além de três bowls perfeitos para aliar manobras radicais à velocidade.

A pista é cercada com alambrados e as bordas dos bowls são cobertas por pastilhas. A segurança é reforçada com guarda corpos e corrimãos.  

Ah, e para quem quer fazer valer a estadia em BH, conhecer a pista Half Pipe no Parque das Mangabeiras é uma ótima opção. Não é tão perto, mas para quem já foi até lá, não custa aproveitar para curtir mais essa possibilidade!  

Endereço: R. Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapoã, Belo Horizonte – MG.

Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Para quem pretende viajar o país conhecendo as pistas de skate, opções realmente não faltam. E o melhor é que, a cada dia, com o reconhecimento maior que o esporte tem obtido, a tendência é que surjam outros espaços como estes, onde é possível praticá-lo com segurança.

E então, gostou da nossa seleção de pistas de skate? Já conhece algumas delas? Costuma frequentar? Com certeza, você conhece outros skatistas e eles vão achar este post interessante, também. Então, não perca tempo e compartilhe-o nas suas redes sociais.