A prática de qualquer exercício físico sempre faz bem à saúde, mas praticar um exercício que seja extremamente divertido é ainda melhor, não é? E quem sabe muito bem como manter a saúde e se divertir ao mesmo tempo são os skatistas!

Se você é um skatista ou está começando a andar de skate agora precisa conhecer os benefícios que esse esporte pode trazer. Continue lendo e saiba tudo sobre esse assunto!

Fortalece as articulações

Quando os músculos estão fortalecidos, as articulações se fortalecem também. Nesse caso, o principal benefício de ter as articulações fortalecidas é evitar lesões e o aparecimento de certas dores causadas por problemas como artrite e artrose. Por isso, quem decide andar de skate pode ter ossos, articulações e ligamentos saudáveis por toda a vida!

Aumenta os batimentos cardíacos

Como andar de skate aumenta e regula os batimentos cardíacos, o corpo inteiro agradece. Com essa melhoria no sistema cardiovascular, o corpo inteiro receberá mais oxigênio e, de forma saudável. Consequentemente, você ficará mais disposto e terá um melhor funcionamento do organismo em geral.

Outra vantagem do aumento dos batimentos cardíacos é que a camada protetora das artérias, que tende a enrijecer com o passar dos anos e apresentar problemas, ganha mais flexibilidade. 

Aumenta a consciência corporal

Equilíbrio, concentração e flexibilidade são características comuns dos skatistas. Com todos esses pontos fortes para se manter em cima do skate, a consciência corporal como um todo aumenta. E um dos benefícios desse autoconhecimento é aprender sobre seu corpo e seus limites, o que pode evitar algumas lesões e contusões. Outra vantagem é saber usar seu corpo de forma adequada em diferentes situações, evitando a perda de energia desnecessária. 

Melhora o humor

Andar de skate ainda pode melhorar o humor, por dois motivos: primeiramente, os exercícios aeróbicos são grandes facilitadores da produção de serotonina e endorfina  — os hormônios do prazer e do bem-estar; além disso, a própria diversão garante bom humor, afinal, nada é melhor que se divertir enquanto pratica um esporte, não é?

Emagrece e tonifica os músculos

Como é um esporte aeróbico, andar de skate emagrece — e, melhor que emagrecer, ele ainda tonifica os músculos. O ato de andar de skate envolve a perda pelo menos 500 calorias por hora, além de deixar os músculos das pernas e do abdômen tonificados e fortalecidos por conta do esforço natural envolvido. Então, para quem busca uma barriga “chapada”, essa é uma boa opção. 

Diminui o colesterol ruim

Como qualquer outro exercício físico, andar de skate auxilia na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom. Estudos já comprovaram que pessoas que praticam esportes têm uma diminuição do colesterol ruim em 4%, assim como um aumento da taxa do colesterol bom. Pois é: andar de skate também é uma questão de manter saudável a longo prazo. 

Como vimos, além de divertido, andar de skate pode fazer muito bem à saúde. Quanto mais você pratica, mais se apaixona e fica fera nas manobras – um motivo a mais para continuar sempre praticando!

E você, já anda de skate? Pretende começar a andar? Mantenha a boa forma e a diversão sempre em alta com essa prática! E não se esqueça de curtir nossa fanpage para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo do skate!