Tanto o hiking como o trekking correspondem à atividade de caminhar, quer dizer, nesse aspecto, não existe diferença. Todavia, o sentido com que as palavras “hiking” e “trekking” são empregadas no mundo outdoor é que é distinto.

Aqui no Brasil, o termo trekking se aplica, praticamente, a toda caminhada ao ar livre, especialmente em terrenos montanhosos, mas não é bem assim. O trekking exige alojamento em abrigos, barracas, sacos de dormir, etc. Além de também estar atrelado à conquista de metas e marcos.

Já o hiking é uma caminhada de curta duração, de poucas horas, a qual não demanda acampamento, sendo praticado em ambientes naturais, com trilhas autoguiadas.

Acompanhe os tópicos seguintes e entenda a diferença entre hiking e trekking!

Diferença no tipo de percurso

O hiking é mais eclético, consiste em uma caminhada ao ar livre, sem desafios expressivos, em uma trilha demarcada pelo homem, geralmente, na segurança de parques ecológicos, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades.

Já o trekking requer esforço, saída da zona de conforto físico e maior motivação. Restringe-se, normalmente, aos 6.000 metros de altitude e é realizado em caminhos não pavimentados, em ambientes extremos e trilhas com vários tipos de desafios. Inclusive, pode exigir a leitura de mapas e bússolas e habilidades de orientação espacial.

Ambientes para a prática de hiking e trekking

Em muitos casos, o trekking é realizado em áreas de preservação, pouco exploradas ou intocadas pelo homem, o que torna essa modalidade muito mais interessante para os adeptos de aventura. Para os praticantes do trekking, quanto mais inóspito e hostil é o ambiente, mais interessante é a experiência.

O hiking, por sua vez, é indicado para os iniciantes e pessoas que desejem se exercitar e estabelecer um contato com a natureza, mas em um ambiente seguro e de riscos controlados.

Planejamento para cada atividade

Sobretudo, tendo em vista os riscos envolvidos, um adequado planejamento é crucial para a prática do trekking, pois é um percurso longo, que requer um bom preparo físico e diferentes equipamentos. Por essa razão, é fundamental pesquisar sobre o local para o qual se pretende ir, estudando pontos como distância, clima, tipo de terreno, etc. Já o hiking, não demanda tanto planejamento, basta estar trajando as roupas e equipamentos apropriados e partir para a caminhada.

A diferença entre os equipamentos de hiking e trekking

Para o hiking, é recomendado usar vestimentas leves e de secagem rápida, tênis ou bota apropriada para trilha que, além do conforto, oferecem mais estabilidade e segurança do quem um tênis de passeio ou corrida —, boné, protetor solar e óculos de Sol, agasalho para frio, comida e água. Tudo isso pode ser acomodado em uma pequena mochila.

Já no que concerne ao trekking, além dos equipamentos mencionados acima, podem ser necessários: mochila cargueira, saco de dormir, barraca, lanterna de cabeça com pilhas sobressalentes, fogareiro, panelas e talheres, kit de primeiros socorros e equipamentos de orientação como bússola e GPS, além de itens de higiene pessoal.

Agora que você já sabe a diferença entre hiking e trekking, que tal compartilhar este post no Facebook e ajudar a esclarecer essa distinção para mais gente?