Não faltam longas-metragens para marcar a vida da gente, não é verdade? Os filmes da década de 90, especialmente, fizeram parte da infância de muitos de nós, e não é à toa que diversos deles são considerados sucessos de crítica e público.

Se você cresceu durante a década de 90, pode ter deixado de ver alguns por não ter idade. Outros podem estar guardadinhos na sua memória, só esperando por uma chance para ressurgir e emocionar. Independentemente de qual é o caso, há filmes dos anos 90 que são imperdíveis!

Por isso, preparamos uma lista especial com os 7 maiores clássicos da época para você curtir uma nostalgia, revê-los ou conhecê-los e, de quebra, ainda aprimorar o seu inglês. Confira e divirta-se!

1. Clube da luta (1999)

A história, que poderia ser apenas mais uma sobre um homem comum (Edward Norton) deprimido e descontente com sua vida, é repleta de significado, metáforas e críticas à sociedade. Sem falar da violência.

Ao longo da trama, o protagonista se junta a Tyler Durden (Brad Pitt) para montar um clube de combate, onde não há regras, com o objetivo de fugir das amarras da sociedade e experimentar a liberdade. Porém tudo começa a desandar quando Marla (Helena Bonham Carter) surge entre os dois.

Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, Clube da Luta foi um dos trabalhos mais elogiados do diretor David Fincher, especialmente pelo final surpreendente.

2. Matrix (1999)

Matrix foi outra produção da década de 90 que fez um estrondoso sucesso.

O longa-metragem de ficção científica explora a ideia de que as pessoas são manipuladas por um sistema de inteligência artificial, a Matrix, que cria e projeta a ilusão de um mundo irreal na mente da população, enquanto usa os corpos dos indivíduos para gerar energia.

Thomas (Keanu Reeves) começa a ter pesadelos nos quais é conectado por cabos a um imenso sistema de computadores e começa a desconfiar da realidade em que vive.

É assim que Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss) passam a desconfiar de que ele é, na verdade, Neo, o aguardado messias prometido pelo Oráculo e que será o responsável por lutar contra o sistema e devolver a liberdade às pessoas.

3. O sexto sentido (1999)

“— Eu vejo gente morta.

— Com que frequência?

— Todo o tempo.”

Reconheceu esse diálogo? Ele é um dos mais icônicos do cinema e não é à toa. Em 1999, muita gente se assustou ao assistir O sexto sentido nas salas de exibição ou em casa.

Afinal, como não se arrepiar com o psicólogo infantil Malcolm (Bruce Willis) – que tenta se recuperar de um trauma sofrido ao ver um de seus pacientes se suicidar na sua frente – quando ele resolve se dedicar ao caso do pequeno Cole (Haley Joel Osment), que vive paralisado pelo medo e possui dificuldades de entrosamento e de estabelecer convívio social? A partir do encontro entre os dois, somos mergulhados em um terror psicológico como poucos.

O longa, que rendeu prêmios aos atores pelas excelentes atuações, surpreendeu os espectadores pela grande reviravolta no final, que deixa muitos de queixo caído.

4. Pânico (1996)

Outro grande clássico do cinema, Pânico, criado por Kevin Williamson e Wes Creaven, ganhou inúmeros fãs no mundo todo pelo seu tom sarcástico e crítico aos estereótipos de personagens tão comuns em filmes dos gêneros de suspense e terror daquela época.

A história gira em torno de Sidney (Neve Campbell), que conecta a morte de dois estudantes ao falecimento da sua mãe e que, em paralelo às suas suspeitas, começa a ser perseguida por um assassino mascarado. Ao longo do filme, Sidney vê todos os seus amigos serem mortos por este assassino, que se tornou um ícone do terror.

O roteiro, que brinca com analogias a outras produções, como A hora do Pesadelo, Halloween e Sexta-feira 13, teve um retorno de bilheteria tão grande, e gerou tantos fãs no mundo todo, que se tornou uma das sagas mais conhecidas da cultura pop.

5. Jurassic Park (1993)

Impossível deixar de fora o filme Jurassic Park, um dos maiores sucessos dos anos 90, superprodução que encantou adultos e crianças com seu realismo impressionante, proporcionado pelos animatronics que simulam os dinossauros.

Com um enredo enxuto e a direção de Steven Spielberg, o filme narra a visita dos paleontólogos Alan (Sam Neill) e Ellie (Laura Dern), ao lado do matemático Malcolm (Jeff Goldblum), a uma ilha.

Essa ilha é o endereço de um parque criado pelo bilionário John Hammond (Richard Attenborough), que o construiu para que as pessoas pudessem acompanhar de perto a vida dos dinossauros que nela vivem, recriados em laboratório a partir de DNA encontrado por cientistas em um fóssil.

Porém, claro, tudo começa a dar errado quando problemas nas instalações prejudicam a segurança do local, deixando os personagens perdidos no meio da selva, com diversos predadores ferozes à solta.

6. Esqueceram de mim (1990)

Outro longa que marcou a infância de muita gente há mais de 20 anos foi a produção estrelada pelo pequeno Macaulay Culkin: Esqueceram de mim.

Na trama, ele interpreta o danado Kevin McCallister que, em meio a inúmeras confusões, recebe o castigo de dormir no sótão de casa e acaba esquecido pelos pais e irmãos quando estes seguem para o aeroporto, rumo a uma viagem à Paris.

Sozinho, Kevin descobre que dois vigaristas estão planejando roubar sua casa e decide impedir o plano deles, armando inúmeras situações mirabolantes e hilárias!

7. Free Willy (1993)

Por fim, um clássico exibido inúmeras vezes na televisão e que eternizou a amizade entre um menino e uma baleia orca: Free Willy. O longa, lançado há 23 anos, conta a história do desajustado Jesse (Jason James Richter), órfão que vandaliza um parque aquático.

Depois de adotado, ele é colocado para fazer reparos no local e conhece Willy, uma simpática orca separada de sua família. Logo, eles se tornam amigos e o garoto passa a fazer parte da rotina de treinos do animal junto com a treinadora Rae (Lori Petty).

Contudo, o dono do local resolve explorar o talento de Jesse em lidar com a baleia para lucrar com a amizade entre eles.

Com a nossa lista de filmes dos anos 90, vai ser difícil não curtir os grandes sucessos dessa época e relembrar as várias cenas clássicas do cinema. Por isso, aproveite seu tempo livre para pegar a pipoca e bom filme!

Se você gostou do conteúdo, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outras dicas e sugestões sobre estilo, moda, cinema e muito mais!