Se você ainda é iniciante na arte de apreciar cervejas é bom ir com calma nesse estilo aqui. Diferente das cervejas mais comuns que se encontram no mercado, que são leves, claras e suaves, a cerveja IPA representa completamente o oposto.

Com seu sabor amargo, cor mais escurecida e nível  alcoólico elevado, ela certamente deixa uma marca por onde passa. E pode não ser positiva, diga-se de passagem, afinal, não são todos que costumam apreciar um gosto tão forte. Embora digam que, quem não gosta, é porque ainda não estava preparado e que com o tempo vai aprendendo a amar, até não conseguir mais pedir outra cerveja.

Para saber se essa informação é verdadeira ou não, só experimentando, não é mesmo? Sendo assim, confira agora tudo o que você precisa saber sobre a cerveja IPA para poder degustá-la sem se decepcionar. Aproveite e aprenda também algumas informações para você tirar aquela onda na sua conversa de bar!

Conheça a cerveja IPA

“IPA” é uma sigla para Indian Pale Ale. Esse estilo foi criado pelos ingleses, que necessitavam de uma bebida que pudesse ser conservada durante todo o longo período de viagem entre a Inglaterra e a Índia. Conforme conta a história, eles tiveram a ideia de adicionar mais lúpulo à bebida, o que garantiu essa maior vida útil, mas que também a tornou mais amarga e escurecida.

Sendo assim, a característica mais marcante de uma cerveja IPA, até hoje, é a forte presença do lúpulo em sua composição. Outras características básicas são: cor que varia entre o amarelo dourado e o acobreado, sabor intenso e amargo, porém, ainda assim refrescante, e o fato de ser bastante aromática e possuir um teor alcoólico maior do que o das cervejas convencionais, variando entre 5,5 a 9,5%.

Fabricação

O estilo IPA, assim como as Ales em geral, ficou por muito tempo como secundário no mundo da cerveja. Esse cenário foi sendo dominado pelas grandes cervejarias industriais, que produzem em sua maioria Lagers, cervejas mais suaves, refrescantes e de baixo teor alcoólico para se beber em grandes quantidades. Somente com o movimento das cervejas artesanais que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1990 foi que as Ales começaram a ser mais difundidas e acessíveis, com o surgimento de muitas novas cervejarias, inclusive no Brasil.

As IPAs se tornaram a marca do movimento nos Estados Unidos porque trazem exatamente o contraponto que se buscava à grande indústria cervejeira, por ser uma cerveja mais aromática e forte, feita para ser degustada e apreciada, quase como uma forma de arte.

Por serem tão características, as IPAs acabam funcionando como um marco no desenvolvimento cervejeiro dos apreciadores, diferenciando “os meninos dos homens”. Ela separa os apreciadores entre aqueles que gostam de cerveja e os que estão dispostos a ir mais a fundo, experimentando e conhecendo cada particularidade dessa bebida tão apreciada no mundo todo.

Tipos de cerveja IPA

O estilo de cerveja IPA é tão rico e amado mundo afora que ele mesmo ainda apresenta algumas variações, sendo dividido em 5 principais subclasses, como veremos a seguir.

English IPA

Essa é a versão original da Indian Pale Ale, a forma como os ingleses fazem, ou seja, a mais antiga. Ela tem uma característica de malte mais acentuado e lúpulo de perfil herbáceo e terroso, o que lhe confere um aroma mais floral e um sabor frutado. O amargor é bem pronunciado, mas bem equilibrado, em comparação com outras subclasses. Alguns exemplos desse estilo são as cervejas Colorado Indica e a Bier Hoff.

American IPA

Essa não é a versão original do estilo, mas certamente é a mais difundida, tendo alcançado o mundo todo. O seu lúpulo tem aroma intenso e cítrico, sendo bastante refrescante. O amargor, como não pode deixar de ser em qualquer IPA, está presente. Não faltam exemplos de rótulos para essa subclasse, como a Green Cow e a  Sculpin Ballast Point.

Imperial IPA

A subclasse Imperial é reservada, de fato, para os apreciadores mais experientes. Não contentes com o amargor das Americans IPAs, as cervejarias americanas resolveram ir além e criar uma cerveja ainda mais intensa, tendo surgido, então, a Imperial. Também chamada de Double IPA, essa é a versão mais potente entre as IPAs.

Possui um amargor muito acentuado, lúpulo bem perceptível e teor alcoólico elevado. É uma cerveja para quem está buscando uma experiência extrema. A cerveja Evel Twin Brewing e a Colorado Vixnu são alguns exemplos dessa subclasse.

Session IPA

A Session é o extremo oposto da Imperial, sendo ela a mais suave entre as IPAs. Mas não pense que o amargor foi embora – não, ele continua firme e forte. Essa subclasse não perde as características lupuladas das IPAs, mas apresenta um teor alcoólico mais baixo. É uma IPA feita para ser bebida em maior quantidade. Alguns exemplos de rótulos desse tipo são a F#%*ing Beer e a Hoppy Day.

Indian Black Ale

Esse tipo de cerveja mantém o perfil amargo e o aroma lupulado das IPAs, porém se diferencia em seu malte, que é mais tostado, tornando a bebida mais escura. Nesses rótulos são adicionados outros aromas, como café ou chocolate, diferenciando a bebida e tornando-a mais sofisticada. Esse sabor pode ser encontrado na cerveja Hi5 da cervejaria Duas Cabeças.

Essas são as principais subclasses da Indian Pale Ale, mas não são as únicas. Na verdade, ainda existem as Red IPAs, Wit IPAs, IPAs escuras e tantas outras divisões, que vão até aonde a criatividade dos mestres cervejeiros pode alcançar. Se você está pensando em entrar no lupulado mundo das IPAs, o conselho é começar por uma Session, que é a mais leve de todas.

E não se preocupe se à primeira prova você estranhar: adentrar no mundo dos sabores amargos pode ser complicado de início, mas depois que você passa a apreciá-lo, não tem mais como voltar atrás.

Gostou das dicas? Agora já sabe tudo sobre a cerveja IPA para poder falar sobre o assunto nas suas conversas de bar? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para não perder mais nenhum de nossos conteúdos!