Famoso nos anos 1980, o tênis cano alto deu os seus primeiros passos nas quadras de basquete norte-americanas, mas também foram nos pés dos skatistas que o modelo ganhou mais popularidade e reconhecimento na época.

Sobrevivendo até os dias atuais, esse tênis conquistou novas versões e modelagens, tornando-se um acessório em evidência no armário masculino.

No entanto, apesar de compor diferentes looks e estilos, indo do básico até o mais ousado, usar esse tênis exige alguns cuidados necessários para não estragar o visual.

Por isso, se você também é fã dessa tendência, confira seis dicas que vão ajudar a usar o tênis cano alto da maneira certa!

1. Use tênis cano alto com calça jeans

Sabemos que a calça jeans é uma peça coringa, que combina com quase tudo! Mas, apesar de fazer parte de um estilo mais despojado e descontraído, é legal prestar atenção a alguns detalhes para não usar somente aquela calça desbotada do seu armário.

Em primeiro lugar, apesar de a calça jeans oferecer segurança e conforto na medida certa, não é interessante colocar uma peça que possa deixar o tênis cano alto escondido. O ideal é que o calçado fique um pouco à mostra. Então, vale a pena levantar um pouco a barra ou colocá-la para dentro do tênis, dependendo do modelo da sua calça.

Tratando-se de um estilo mais informal, você também pode optar por outras versões do jeans para variar o estilo de vez em quando.

Uma boa opção é investir todas as fichas na calça jeans clara ou desbotada, usando um tênis mais escuro. Calças coloridas também são styles, bastando combinar as cores de cada peça para que uma não roube a atenção da outra.

2. Cuidados ao dobrar a barra da calça

Ainda que você tenha montado o look mais bacana com o seu tênis cano alto, é legal verificar como está a barra da sua calça para evitar possíveis deslizes. A regra clássica é sempre deixar o tênis aparecendo, assim como já mencionamos. Entretanto, existem ainda alguns cuidados que você precisa conhecer e ficar atento:

Calça para dentro

Jamais coloque a calça por cima do tênis. A melhor maneira de deixá-lo à mostra é colocar um pouco da barra da calça para dentro. 

Contudo, fique atento para não exagerar, pois o objetivo é não criar um volume grande e indesejado de barra em sua canela ou tornozelo.

Barra dobrada

Se você não gosta de colocar a calça para dentro do tênis, ainda tem a opção de dobrar a barra. Por meio dessa técnica, você valoriza melhor o seu calçado, principalmente quando escolhe uma calça slim ou reta para usar, de modo que todo o seu corpo fique bem ajustado, afinando a canela e dando uma ótima vista para o tênis.

Falando nisso, algumas pessoas gostam de tirar o cadarço do tênis, deixando a língua para fora. Se você está a fim de ousar um pouco mais no estilo, pode aderir a essa dica também!

3. No calor, use o tênis com bermuda

A calça não é a única combinação possível para você usar com o seu tênis cano alto. Nos dias de calor, é indispensável o uso de uma bermuda, e nada melhor do que esse tênis para deixá-lo confortável e estiloso ao mesmo tempo.

Vai comparecer a um evento, show ou festival durante o dia? Na dúvida, aposte em um look despojado utilizando uma bermuda cargo ou de outro tecido que possa valorizar o tênis na mesma medida que uma calça jeans.

No entanto, antes de escolher qualquer bermuda, fique atento à sua coloração! Se a intenção é arrasar no visual, é melhor não misturar as cores. Então, se necessário, experimente a bermuda com o tênis antes de sair de casa e veja se as cores estão “conversando” entre si.

4. Abuse das camisetas e casacos

A parte de cima do seu look também é muito importante. Ela precisa combinar com o tênis cano alto e também com a meia que decidir usar no momento. Sobre esse assunto não existem muitas restrições, mas é legal perceber que os detalhes podem fazer toda a diferença.

Como de costume, as camisetas oferecem melhor combinação, já que fazem parte de um estilo mais informal e clássico para o homem, mas não são apenas as camisetas que fazem sucesso com o tênis cano alto — os casacos e moletons também são peças interessantes, podendo ser usadas principalmente nos dias frios.

Como percebeu, você tem passe livre para usar e abusar das camisetas, casacos e moletons, mas não recomendamos o uso de blazers ou gravatas porque, como são peças mais formais, não oferecem boa combinação! Então fique de olho!

5. Evite usar tênis cano alto em ocasiões formais

Existem vários modelos e marcas de tênis disponíveis nas prateleiras das lojas, mas quase nenhum ou poucos seriam indicados para você usar com roupa social ou comparecer a um evento de gala.

Em ambos os casos, o tênis cano alto é um calçado que dispensa formalidades, mesmo que você já tenha visto alguns astros desfilando com esse modelito em premiações ou mesmo nas ruas. O ideal é seguir o seu próprio estilo e saber que algumas combinações realmente não ficam bem e merecem ser deixadas de lado!

Por isso, se vai comparecer a um casamento ou evento mais formal, procure usar a vestimenta certa e reserve o seu tênis cano alto para outras ocasiões menos exigentes. Quem sairá ganhando nessa história é somente você!

6. Não se esqueça dos acessórios!

O tênis cano alto precisa ser o protagonista do seu look, mas isso não impede que você use outros acessórios para deixar o visual mais descolado. Para os homens, existe uma série de opções que podem dar um upgrade na aparência, bastando saber usá-las de maneira equilibrada.

Entre as alternativas possíveis, você pode usar bonés, relógios, óculos, cintos, gorros, mochilas e até mesmo meias. Entretanto, lembre-se de não deixar o estilo muito carregado para não ofuscar a estrela da vez: o seu tênis cano alto.

Gostou de conhecer as melhores maneiras de usar o seu tênis cano alto? Então aproveite para conferir os modelos incríveis que Lojas Capixaba reservou para você!