Os tênis são essenciais para compor o visual de qualquer um que ame a moda street, não é mesmo? Normalmente, eles são tingidos em paletas sóbrias, como tons de cinza, preto e azul-marinho. Porém, isso vem mudando com novas tendências que estão invadindo os looks masculinos. Inclusive, aposto que você já deve ter visto modelos de tênis branco e tênis vermelho por aí!

Não é à toa que essas cores vêm dominando os pés dos homens. Elas são superversáteis e combinam com quase todos os looks. Além disso, o vermelho e o branco são chamativos e conseguem tirar qualquer look do lugar-comum. Mesmo assim, há algumas distinções na forma como elas entram na composição de um visual.

Ficou curioso para saber mais sobre essa novidade da moda? Continue lendo e descubra porque essas cores estão sendo tão usadas e como você pode adotá-las de acordo com seu estilo!

Tênis brancos: eles estão de volta

Os sapatos nessa cor voltaram com tudo junto ao revival dos anos 90 na moda. Eles foram super utilizados na década – basta se lembrar dos looks completamente off-white, tipo aqueles figurinos dos Backstreet Boys.

Entretanto, os tênis tinham que estar limpíssimos para serem calçados. Agora, eles podem estar bem mais surrados, o que dá um charme extra e deixa um ar ainda mais urbano.

Você pode até ficar na dúvida quanto ao seu uso e estranhar quando calçá-los, mas eles são ótimos pois se encaixam em absolutamente qualquer look.

Já parou para pensar que a cor branca combina com todas as outras? Parece até estranho que os tênis brancos ficaram fora de mão e só agora estão de volta, já que eles são tão versáteis.

Mesmo com a possibilidade de usá-los mais gastos, eles continuam remetendo a um look mais limpo e arrumado. Então, se você precisa de uma composição mais alinhada para determinada ocasião, pode investir na peça sem medo de errar.

Além disso, o branco dá mais intensidade aos tons frios, como cinza e azul-marinho. Basta pensar em cores mais azuladas e criar uma produção estilosa com o calçado.

Os modelos mais em alta são os da Adidas, como o Superstar, e o All Star Branco. Além disso, qualquer tênis clássico na cor pode ser utilizado. Os tênis da Vans, como o old school e o slip on, ficam ótimos no tom.

Tênis vermelhos: você precisa de um par!

Já os avermelhados fazem parte da febre dos sapatos coloridos que estão tirando os pés da monotonia dos tons sóbrios. Algumas cores estão em alta somente por agora, como o amarelo e o laranja, mas o vermelho é atemporal.

Essa cor é a mais chamativa aos olhos humanos. Por isso, pode ter certeza que os tênis vermelhos dão destaque e acendem qualquer look.

Eles são mais ousados e divertidos que os modelos brancos. Além disso, seus tons também combinam com quase todos os outros possíveis, sendo um exemplo de versatilidade.

Você pode coordenar os calçados avermelhados com roupas em tons frios, como peças azuladas e acinzentadas. Isso eleva os tênis em statement e faz deles o ponto central de sua produção. Além disso, você pode apostar em tons quentes também junto aos calçados, como a calça bege, que lembra a cor de camelos, que os mais estilosos vêm usando.

Entre os tênis vermelhos, o modelo mais clássico é o All Star, com certeza, considerando seus diversos comprimentos. E, claro, assim como para os brancos, também vale adotar os tons avermelhados para outros modelos de sapatos que você já gosta.

Compondo o look com as cores de tênis da moda

1. Combine a cor do calçado com o resto do look

Para criar um equilíbrio no visual, uma proposta é usar uma calça em um tom neutro e deixar o tênis em sintonia com a cor da parte superior.

Você pode unir uma camiseta com uma estampa que contém elementos vermelhos junto a um sapato da mesma cor. Ou então, você pode usar uma jaqueta bomber com mangas brancas acompanhada de calçados brancos.

O importante é que a cor do sapato seja retomada em alguma outra peça de suas roupas, preferencialmente na parte superior.

Outra tendência que está invadindo a moda são os looks monocromáticos. É só coordenar paletas em tons semelhantes em suas produções. Para não ficar repetitivo, você pode combinar tons pastéis e outros bem claros com os calçados brancos.

Já os avermelhados, devem optar por tons mais sóbrios, como o vinho, para compor o visual nesse estilo sem ficar excessivo.

Mais uma opção: você pode deixar o look todo em uma cor escura e sóbria, iluminando a aparência com os tênis brancos ou vermelhos. É mais fácil e estiloso fazer isso com peças pretas e azuis. Assim, os sapatos ficam ainda mais em evidência.

2. Deixe o tornozelo à mostra

Uma tendência em alta que vai garantir destaque aos tênis é deixar uma faixa de seus tornozelos visível. Isso faz com que os calçados se tornem peças únicas, sem criar uma linha com a calça.

Esse resultado pode ser conseguido com calças de comprimento mais curto ou fazendo uma bainha com dobras nas mais longas, encurtando-as. A proporção ideal é que somente uma faixa fique aparecendo, então deixe o fim da parte inferior em sua canela da perna.

3. Não se esqueça das meias

Por um bom tempo, só usamos meias brancas e curtas, certo? Nos últimos tempos, voltaram a ser usadas meias de cano médio, mas você pode inovar ainda mais. Existem meias superlegais com cores e estampas diferentes para deixar o look ainda mais estiloso.

Assim como para as roupas, você deve coordenar as padronagens e tonalidades em sintonia com os tênis e o resto dos looks. Para conseguir uma estética punk, você pode apostar em meias listradas ou xadrez com modelos de tênis Vans e All Stars.

Seguindo essas dicas, você vai ter um look diferenciado e antenado com as tendências atuais. Ao adotar os tênis vermelhos ou tênis brancos, a dica essencial é sempre ir em frente ao espelho e verificar se está tudo equilibrado antes de sair. A maneira mais fácil de fazer com que as cores conversem entre si é combinar elementos em tons semelhantes de suas roupas e calçados.

Agora que você conhece melhor quais são as cores que você precisa investir para ficar estiloso, que tal apostar também em um modelo atemporal que segue como tendência? Confira nosso artigo sobre os tênis slip on e saiba como nasceu esse clássico!