As repúblicas de Ouro Preto são aquelas que englobam todas as repúblicas estudantis, sejam elas públicas ou particulares, localizadas na cidade mineira de Ouro Preto, onde moram os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto — a UFOP. As repúblicas da UFOP são muito populares em todo o país por realizarem várias festas abertas ao público, com pacotes e atrações que chamam a atenção de jovens e adultos de todo o Brasil.

Dentre as dezenas de repúblicas de Ouro Preto, 58 dessas estudantis são federais, ou seja, são casas que foram adquiridas com o dinheiro do governo e que proporcionam aos estudantes uma forma peculiar de moradia não vista em nenhum outro lugar em todo o país, onde os próprios estudantes é quem mantêm a morada, têm poder de autogestão e autonomia no regimento interno, da mesma forma como ocorre nas repúblicas particulares.

Continue a sua leitura e conheça um pouco mais sobre as repúblicas de Ouro Preto, veja quais são as mais famosas, suas histórias e muito mais!

As mais famosas repúblicas de Ouro Preto

1. República Área 51

A República Área 51 foi criada em fevereiro do ano 2000 e, apesar de ainda ser um tanto recente com menos de 20 anos de história, é uma das maiores repúblicas particulares da cidade de Ouro Preto, tanto em questão de número de moradores quanto pela diversidade de cursos.

A Área 51 é uma república masculina que costuma realizar eventos com música, churrascos e festas até mesmo sem ter nenhum motivo, além de abrir as suas portas para visitantes quando acontecem festas na cidade, como a Festa do Doze, o Festival de Inverno e o Carnaval, quando a república promove o CarnÁrea51, com várias festas, atrações e pacotes de hospedagem para os foliões.

2. República Aquarius

Fundada no ano de 1969, a República Aquarius é simplesmente a maior república não apenas da cidade de Ouro Preto, mas de toda a América Latina, e ainda tem um dos menores custos quando comparada com as demais. A mansão ocupada apenas por rapazes é federal, possui 33 quartos, desses sendo 25 individuais, além de ficar estrategicamente localizada no coração do centro histórico da cidade e próxima de tudo o que seus moradores possam precisar — como bancos, restaurantes, mercados e ponto de ônibus, por exemplo.

Dentre as principais festas que a rapaziada da República Aquarius promove durante o ano está o CarnAquarius, um dos maiores carnavais republicanos do país!

3. República Necrotério

A República Necrotério é uma das mais antigas e tradicionais de Ouro Preto. Foi fundada no ano de 1958 por um grupo de cinco estudantes. No princípio, a Necrotério era uma República particular e recebeu esse nome por se localizar em uma casa que anteriormente era o necrotério da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.

Porém, anos mais tarde, em 1965, a República foi seriamente afetada por fortes chuvas e os estudantes tiveram de se mudar. A Escola de Minas então cedeu uma casa aos moradores da República Necrotério, no entanto, apenas estudantes de engenharia passariam a morar no novo endereço da República.

Assim como a República Área 51, a Necrotério também é uma república masculina e costuma realizar algumas festas durante o ano. Uma dessas festas ocorre sempre no feriado de Corpus Christi, quando a república comemora seu aniversário, além do dia 12 de outubro tradicional em Ouro Preto e o Carnaval, tendo uma das opções de festas mais animadas para os foliões do Brasil e até mesmo do exterior!

4. República Barraca Armada

A República Barraca Armada, cuja história começou no ano de 1999, quando quatro estudantes da cidade de Catalão, em Goiás, vieram para Ouro Preto estudar engenharia e decidiram dividir um apartamento.

A república é masculina e já tem uma tradição de acolher estudantes que vêm das mais diversas partes do país para estudar na UFOP. Assim como as demais inúmeras repúblicas de Ouro Preto, a República Barraca Armada também promove diversas festas durante o ano, dentre elas as festas de Carnaval, quando os moradores participam da organização do bloco carnavalesco “Quebraê”, a tradicional ceia de fim de ano e o aniversário da república.

5. República Arte & Manha

A República Arte & Manha, fundada em 1982, foi criada junto com várias outras repúblicas que se encontram no Campus Universitário da UFOP e, embora tendo sido fundada no mês de setembro, seu aniversário é sempre comemorado no dia 12 de outubro, na festa do Doze.

A república com pouco mais de vinte anos é uma das repúblicas federais mais novas da cidade. Originalmente, a Arte & Manha era uma república masculina, porém devido ao pequeno número de vagas para mulheres nas repúblicas estudantis, os moradores da Arte & Manha decidiram abrir uma exceção para que duas mulheres morassem ali temporariamente. Porém, devido ao relacionamento entre os membros e as duas mulheres ter fluido muito bem, os membros permitiram que elas ali ficassem por tempo indeterminado e que abrissem oportunidades para outras mulheres morarem ali também, fazendo com que a república passasse a ser mista, um fato único entre todas as Repúblicas de Ouro Preto.

Dentre as principais festas que ocorrem na República Arte & Manha, está a festa do Doze, muito tradicional em toda a cidade de Ouro Preto, onde junto com outras repúblicas e com a Escola de Minas, é comemorado o seu aniversário.

6. República Toka

Com 43 anos de história, fundada no ano de 1974, a República Toka foi uma das primeiras repúblicas femininas de Ouro Preto. Tendo sido criada por sete amigas que deixaram o Pensionato de Dona Maura, a Toka é hoje uma das maiores repúblicas femininas da cidade.

Assim como as demais repúblicas, a Toka também participa e realiza diversas festas no decorrer do ano, muitas vezes junto de outras repúblicas, permitindo que assim os estudantes façam amizades não apenas dentro de suas repúblicas e de seus cursos, mas também com estudantes de outros cursos e repúblicas!

A “Batalha de Vaga” das repúblicas de Ouro Preto

A “Batalha de Vaga” se trata de um período onde os candidatos a moradores de alguma república passam por uma avaliação antes de saber se entram ou não para determinada república — isso acontece principalmente entre as repúblicas federais, aquelas públicas que recebem ajuda do governo e, consequentemente, têm um custo mensal menor.

É muito importante que cada membro das repúblicas, principalmente das públicas, seja bem escolhido. Isso porque, de acordo com os próprios estudantes da UFOP, é tarefa dos estudantes manter esse patrimônio histórico que são as repúblicas com a organização de eventos para arrecadar fundos que são investidos na manutenção das repúblicas.

Se os estudantes não fizerem essa arrecadação, a manutenção das repúblicas sairia muito mais custosa para a Universidade, que perderia poder de investimento em sua qualidade de ensino. Assim, os moradores entraram em um acordo com a universidade de terem autonomia na hora de escolher seus moradores, porém ajudando na manutenção dos imóveis pertencentes à universidade.

E então, já sabe em qual das repúblicas de Ouro Preto você gostaria de morar? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e veja se algum amigo se candidata a uma dessas repúblicas!